43% dos brasileiros não têm smartphones

29/08/2016 08:40

Estudo representa universo de 140 milhões de residentes no território nacional.

smartphoneUm estudo realizado pela Kantar Worldpanel revela um dado interessante que pode dizer muito a respeito da inclusão digital no Brasil. Segundo a análise apresentada, 43% da população brasileira não possuem smartphone.

Samsung pretende lançar programa de smartphones usados

Apesar do número ser alto, ele está em queda. A pesquisa mostra que 57% dos brasileiros é proprietária de pelo menos um aparelho deste tipo. No ano passado, menos da metade (49%) faziam uso dos celulares com sistemas operacionais inteligentes e que possibilitam o acesso à internet.

O estudo foi realizado com 27 mil pessoas que representam um universo de 140 milhões de residentes no território nacional.

Já entre os entrevistados que têm um telefone celular, seja ele um smartphone ou um feature phone (que são modelos mais básicos que servem, muitas vezes, apenas para realizar chamadas e enviar mensagens SMS), o resultado alcançou a marca de 94%, o que regista uma alta de 18% nos últimos seis anos.

A pesquisa também revelou que o principal motivo para que mais de 4 em cada 10 brasileiros não possua um aparelho smartphone deve-se aos preços altos cobrados por esses dispositivos. Uma parcela dos entrevistados também afirmou que não faz questão dos recursos que a tecnologia dos smartphones oferece.

 

Fonte:ipnews