Algar Telecom: padrão 100G com Juniper

25/04/2015 17:20

Algar Telecom, empresa de telecomunicações do Grupo Algar, selou contrato com a Juniper Networks, fabricante de soluções para redes e segurança, para um projeto com a tecnologia 100G, ethernet com capacidade de 100 Gigabits.

Algar adota padrão 100G. Foto: divulgação

A iniciativa foi estabelecida a partir da necessidade de aumentar a velocidade e a capacidade de tráfego nas redes de comunicação da Algar. 

A adoção do padrão 100G possibilitará a instalação da camada ótica na forma de transponders virtuais, dentro dos roteadores Juniper PTX. Essa é a primeira vez que uma solução com essa tecnologia é adotada no Brasil.

O objetivo inicial da Algar Telecom era atualizar as camadas core e borda da sua rede realizando upgrade para tecnologia 100G cinza e utilização de tecnologia de multiplexação por divisão de comprimento de onda (DVDM), padrão mais comum em redes de fibra.

"No entanto, concluiu-se que a evolução da rede DWDM para o uso da tecnologia 100G com transponder integrado trará ganhos substanciais para o Grupo Algar, tanto em CAPEX como na melhoria de despesas operacionais nos próximos cinco anos (energia e espaço)", destacou a empresa em nota. 

Além disso, com o novo modelo a Algar conseguirá trafegar dados de alta velocidade entre distâncias maiores que as convencionais em território nacional. O valor do investimento não foi aberto.

"Estávamos em busca de qualidade e os profissionais da Juniper Networks nos apresentaram uma proposta inovadora e confiável, com o principal benefício sem precedentes: a redução de cerca de 35% em CAPEX, que a nova tecnologia 100G coerente com SD-FEC proporcionou", destacou Luis Antônio Andrade Lima, diretor de operações e tecnologia da Algar Telecom.

A Algar Telecom atende mais de 1 milhão de clientes residenciais e corporativos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Distrito Federal.

A Algar é um grupo empreendedor fundado em 1929. No grupo, trabalham cerca de 25 mil associados servindo quase 2 milhões de clientes com soluções em TIC, Agro, Serviço e Turismo. Em 2013, a empresa faturou R$ 3,7 bilhões.

 

Fonte:Baguete