Big data é o caminho para teles acompanharem a Indústria 4.0

21/10/2016 10:26

Diretor da TIM aponta que papel das operadoras não é somente entregar a conexão, mas sim utilizar a seu favor os dados dos clientes e a inteligência analítica para se beneficiar da nova revolução industrial.

bigdataDurante painel da Futurecom 2016 realizado hoje (20/10) sobre a Indústria 4.0, Mario Girasole, diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM, destacou o rumo que as operadoras devem seguir para acompanhar o novo rumo indústria. Para ele, as teles precisam entregar a infraestrutura básica de conexão, afinal é ela que fará tudo funcionar, mas também é necessário que usem os dados obtidos de seus clientes para fornecer o produto ideal para cada um deles.

Conforme destacado no painel, a Indústria 4.0 é considerada a nova revolução industrial, marcada pela inovação e na mudança do processo produtivo, menos voltado a fabricação em massa e sim a personalização dos produtos. Para isso, é preciso que a tecnologia analítica de dados atue junto com a inteligência artificial e as técnicas de automatização, que trarão o barateamento do processo.

De acordo com Girasole, o papel das operadoras será prover o que ele chama de camada habilitadora, composta por sua infraestrutura (espectro de rede, fibra óptica, etc), que é o garante a conectividade dessa indústria. Mas também é preciso que ela acompanhe essa mudança, que empodera o consumidor, para que não seja ainda mais ultrapassada pelos over the tops (OTT).

Tarifação em tempo real ajuda operadoras e ISPs a caminharem para a Economia Digital

A forma com que ela pode fazer isso é utilizando o big data, aponta o diretor. “Com todos os dados que possuímos do consumidor, é possível entender o que ele deseja e prover aquilo que ele procura, seja em termos de novas soluções ou de ofertas”, diz.

“O fato é que telecom precisa fazer uma autocrítica do modelo de negócios porque não entendeu o que o cliente queria e se deixou passar pelas OTTs. Precisamos agora é aproveitar a digitalização para rever nossa atuação e recuperarmos mercado, e o big data é uma ferramenta para isso”, encerra.

 

Fonte:ipnews