Cidades Digitais: meta é construir 987 km de fibra com R$ 241 milhões

25/09/2016 17:55

Programa nacional já foi implantado em 71 municípios, facilitando o acesso da população para serviços públicos.

Cidade-DigitalO programa Cidades Digitais, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), já foi implantado em 71 municípios, garantindo a estes uma rede de fibra óptica com internet de alta capacidade que interliga órgãos públicos e oferece pontos de acesso gratuitos à população.

Webinar ensina a otimizar redes móveis utilizando fibra óptica

Em duas chamadas públicas, o Cidades Digitais selecionou 334 municípios em todo o país. A escolha foi feita com base no número de habitantes e nos índices de desenvolvimento e acesso à internet. O investimento previsto até a conclusão do programa é de mais de R$ 241 milhões que serão aplicados na construção de 987 km de redes, na conexão de mais de 6 mil pontos e na implantação de 840 praças de acesso gratuito.

Nas cidades já contempladas, o foco do programa é facilitar o acesso da população aos serviços de educação, saúde e segurança e modernizar a gestão municipal. Para isso, os servidores públicos das cidades escolhidas são capacitados na gestão da rede, e a prefeitura também tem acesso a aplicativos de governo eletrônico para oferecer serviços online.

Em Quixeramobim (CE), por exemplo, o programa entrou em funcionamento em março de 2015 e, desde então, vem conectando secretarias e escolas municipais, viabilizando o uso de mil computadores nas unidades de ensino. O plano agora é expandir para mais escolas, incluindo as da zona rural, além de implantar mais 10 pontos públicos de acesso gratuito à internet.

Outra cidade que caminha nos mesmos passos é a Pocinhos (PB), beneficiada no início deste ano, que pretende expandir a rede para as comunidades rurais. Além disso, a tecnologia facilitou o pagamento de tributos no município e a prefeitura está tentando fechar parceria com a iniciativa privada, a fim de instalar câmeras de monitoramento nas principais vias públicas.

Cidade de Valinhos ganha espaço inteligente

Nova fase: o Minha Cidade Inteligente

Em 2016, o Cidades Digitais foi integrado ao Brasil Inteligente e agora se chama Minha Cidade Inteligente. Nesta nova fase, a intenção é desenvolver ações na área de Internet das Coisas (IoT). Junto com a rede de fibras, as cidades também devem receber aplicativos para o monitoramento inteligente de serviços como iluminação, trânsito e segurança. A chamada pública foi lançada em maio e o resultado ainda está a ser divulgado pelo MCTIC.

Algumas cidades onde as redes de fibras foram implantadas já estão desenvolvendo iniciativas nessa linha, como o caso de Guanambi (BA). O município utilizou a estrutura para implantar um projeto que monitora o centro da cidade com câmeras de alta resolução.

Próximo passo

De acordo com o secretário de Inclusão Digital substituto do MCTIC, Américo Bernardes, o próximo passo é desenhar o modelo de cidade inteligente a ser adotado pelos municípios que participam do programa. A intenção é montar um pacote de serviços que vão permitir monitorar e gerenciar a rotina do município. “Algumas cidades já implantaram sistemas que são um prenúncio do que está por vir”, diz.

*Com informações do MCTIC.

 

FOnte:Ipnews