Cientistas usam impressão 3D para solucionar impotência sexual

16/05/2015 11:02

     Share          

Um estudo publicado na última edição da revista Biofabrication explica uma técnica que usa impressão 3D para construir estruturas que podem substituir o tecido erétil do pênis e do colo do útero. Essa nova técnica poderia solucionar problemas de impotência sexual causados por lesões ou doenças nesses tecidos. 

A maior parte dos tecidos contém colágeno, o que lhes garante a consistência. O colágeno é formado por células conhecidas como fibroblastos, que podem formar estruturas capazes de canalizar as forças e redistribuí-las em alguma direção. Quando um tecido é lesionado, as fibras não voltam ao normal, impedindo seu funcionamento adequado e podendo levar à perda da função.

Nesse estudo, a pesquisadora Serena Danti, da Universidade de Twente, na Holanda, utilizou a impressão 3D para criar uma espécie de armação simulando o padrão das fibras de colágeno de um tímpano. Depois disso, ela colocou a estrutura produzida junto de células-troco humanas que produziram fibroblastos e se desenvolveram em torno da armação.

A pesquisa pretende desenvolver um substituto funcional para o tímpano, para então trabalhar com a construção de estruturas mais complexas.

 

Fonte:Olhardigital