Cinco dicas para manter o bom funcionamento de um data center

17/10/2016 11:07

Gerente de data centers da Engemon aconselha como otimizar o centro de processamento de dados.

data-center-localAntigamente muitas empresas trabalhavam com salas e galpões para armazenar os dados – seja cadastros dos clientes e colaboradores ou documentos e contratos importantes para corporação -, e tudo ficava organizado em diversos armários cheios de pastas com milhares de folhas. Porém, graças à chegada dos computadores, isso tudo ficou para trás e hoje os responsáveis pelas informações são os data centers, que, além de guardar os dados cruciais ao negócio, também são responsáveis por manter os sites e páginas da companhia no ar.

Entretanto, apesar de a tecnologia ter modernizado o armazenamento, isso não significa que manter a estrutura de um centro de processamento de dados seja fácil. Por isso, Tatiana Oliveira, gerente de data centers da Engemon, empresa brasileira especializada em engenharia civil e elétrica e TI, elaborou cinco dicas para manter o data center em pleno funcionamento:

Localização: para a especialista, o primeiro fator para considerar é o ponto onde está o data center. “É necessário uma avaliação da facilidade de acesso a rodovias e aeroportos para chegada de equipamentos de TI e equipes de suporte.

Infraestrutura: A gerente explica que planejar o tamanho da área a ser utilizada é crucial, pois um espaço muito grande irá requer demasiadas manutenções numa infraestrutura desnecessária. Contudo, pensando em longo prazo, um data center deve estar pronto para o futuro crescimento. Assim, o desafio aqui é implementar o projeto em fases.. “Para evitar despesas desnecessárias, o ideal é sempre trabalhar em fases, evitando assim o desperdício de energia elétrica e que máquinas fiquem ociosas. “, afirma Tatiana.

Refrigeração: para o bom funcionamento do seu centro de processamento de dados, é indicado um ambiente com temperatura aproximada de 20ºC e 25ºC, conforme recomendação da TIA/EIA 942. Para uma boa eficiência energética o ideal é, fazer a instalação do sistema de ar condicionado, respeitando sempre os corredores quentes e corredores frios.

Segurança: o controle das pessoas que frequentam o data center também deve ser evidenciado, principalmente se existirem dados confidenciais arquivados, como senhas e códigos bancários de clientes ou colaboradores. Mantenha a vigilância por meio de câmeras de monitoramento e um sistema de controle de acesso para evitar a entrada e saída de pessoas não autorizada.

Sistema de incêndio: O data center deve estar protegido com um sistema eficaz de combate a incêndio como dry sprinklers, sistema de supressão a gás, detectores pontuais e por aspiração.

 

Fonte:Ipnews