Computação em nuvem cresce 20% no Brasil no 1º semestre

08/11/2017 10:28

PMEs ajudaram consideravelmente a impulsionar o aumento na procura por soluções na nuvem.

A computação em nuvem vive um momento de alta procura por empresas em todo o mundo. No Brasil, a tendência também está sendo mantida. Segundo um levantamento realizado pela Locaweb, a procura pela tecnologia aumentou 20% apenas no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior. O resultado é bastante animador, visto que, apesar do cenário de recessão econômica, as empresas mantiveram o investimento na área.

A crescente procura pela computação em nuvem se deve às vantagens de redução de custos e maior agilidade na entrega de soluções para clientes e parceiros. Por conta disso, o investimento das empresas nesta tecnologia deve aumentar 40% em 2018 em toda a América Latina, de acordo com dados da IDC. Para 2020, os números devem ser ainda mais positivos, e o Brasil desempenha um papel importantíssimo no crescimento da procura por soluções de cloud computing.

As pequenas e médias empresas ajudaram consideravelmente a impulsionar o aumento na procura por soluções na nuvem. Neste ano, a Locaweb viu um crescimento de 50% na procura de PMEs por seus serviços de servidor na nuvem. Para a prestadora de serviços, as empresas menores representam cerca de 41% da estrutura da marca corporativa. Estas empresas buscam os serviços de cloud computing devido a capacidade de processamento e tráfego, que são significativamente superiores ao de uma empresa especializada.

Outras vantagens que levam as empresas a optarem por serviços na nuvem incluem a eficácia e rapidez na solução de problemas e falhas críticas e o preço, que é inferior ao de um servidor dedicado configurado para processar dados e permitir acesso a arquivos e execução de softwares de maneira remota.

Fonte:ipnews