Consórcio McKinsey, CPqD e Pereira Neto | Macedo vence consulta pública de IoT do BNDES

20/09/2016 09:15

Empresas foram selecionadas pelo Banco para realizar estudo técnico de diagnóstico e sugestão de políticas públicas para Internet das Coisas (IoT).

Internet das CoisasO consórcio composto pela consultoria McKinsey, pelo CPqD e pelo escritório de advogados Pereira Neto | Macedo venceu o processo seletivo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para desenvolver um amplo estudo técnico de diagnóstico e sugestão de políticas públicas no tema Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

BNDES contrata estudo técnico para diagnóstico e sugestão de políticas de IoT

O estudo, realizado a partir de uma parceria entre BNDES e Ministério das Comunicações, deverá ser o mais abrangente já realizado no Brasil sobre o tema, com propostas de políticas públicas para estimular a cooperação e articulação entre empresas, poder público, universidades e centros de pesquisa, e será apoiado com recursos não reembolsáveis do Fundo de Estruturação de Projetos do BNDES, constituído com parcela dos lucros do Banco.

O estudo também avaliará o estágio e as perspectivas de implantação da IoT no mundo e no país. Com base nisso, deverá propor políticas públicas que potencializem tanto os benefícios para a sociedade brasileira, quanto impactos econômicos, tecnológicos e produtivos.

As bases para a rápida aplicação em massa desse conceito estão na combinação de diversos elementos como: dispositivos eletrônicos mais rápidos, eficientes, menores e baratos; redes inteligentes de telecomunicações; e sistemas avançados de armazenamento e processamento de dados.

Como produto final, será entregue um plano de ação, com cronograma para cinco anos (2017 a 2022), que aponte objetivos, metas e ações a serem empreendidas. O plano deve ser referência para iniciativas concretas para acelerar a implantação de soluções em IoT em áreas que o estudo virá a selecionar, apontando as questões mais relevantes – tecnológicas, regulatórias e institucionais – a serem superadas.
Veja a íntegra do Documento de Nomeação do Consórcio.

 

Fonte:ipnews