Ericsson e SoftBank planejam fazer teste de 5G no Japão

05/09/2017 13:34

Iniciativa não tem prazo para ocorrer, mas utilizará a faixa de 4,5 GHz, considerada a ideal para a tecnologia no país.

Ericsson e o SoftBank estão se preparando para fazer um teste do 5G na faixa do 4,5 GHz em áreas urbanas no Japão. O SoftBank ainda precisa obter uma licença experimental para realizar o procedimento, o que não deve ser um problema. A iniciativa é tratada como pré-comercial e será o primeiro teste do 5G de ponta a ponta, incluindo dois 5G New Radio (NR) e serviços de suporte de teste.

Nokia confia entrega dos primeiros padrões do 5G NR até dezembro

5G Americas aposta no lançamento de primeira versão do 5G em 2019

As duas empresas já trabalharam juntas em testes do 5G em agosto de 2016, utilizando estações rádio base e equipamentos de usuários com feedback de sinal de controle utilizando a banda de 4,5 GHz, que é considerada a candidata para serviços da nova banda larga no Japão.

Após a conclusão bem-sucedida de ensaios 5G em Tóquio em 2016 usando 4,5 GHz e 15 GHz, as duas empresas estão partindo para testes mais avançados. Em março, eles anunciaram uma iniciativa usando 28 GHz, outra banda popular de 5G em todo o mundo. A Ericsson também trabalha com o SoftBank como o fornecedor das suas soluções Cat-M1 e NB-IoT.

Resultados globais da Ericsson são negativos, mas operação brasileira se destaca com crescimento

A Ericsson tem investido bastante no 5G, realizando uma série de testes nos Estados Unidos. Um dos projetos mais conhecidos é em parceria com a operadora AT&T, que está utilizando a solução de radio access network (RAN) virtual e um núcleo virtualizado de 5G da empresa sueca.

 

Fonte:ipnews