Ericsson e Telefónica realizam primeiro teste do 5G na Argentina

11/11/2017 19:50

Empresas utilizaram configuração de rede capaz de atingir velocidade recorde de 20 Gbps.

A operadora Movistar, do grupo espanhol Telefónica, e a Ericsson levaram para a Argentina o primeiro sistema de teste 5G, que possibilita à operadora e outros parceiros do ecossistema – instituições acadêmicas, profissionais de saúde, energia e agricultura, além de representantes da indústria – testarem os recursos da tecnologia 5G em uma rede ativa.

Verizon promete 5G para 2018, mas desenvolvimento no Brasil deve ficar para trás

O teste, que ocorreu em Buenos Aires, usou o banco de teste 5G mmWave 28 GHz da Ericsson, atingindo uma velocidade recorde de 20 Gbps. A capital da Argentina foi escolhida devido a geografia, a arquitetura, a densidade populacional e as altas características radioelétricas que permitem um teste eficiente da tecnologia.

Segundo a Telefónica, a Ericsson e a Movistar já estão trabalhando de forma coordenada para testar o design das redes 5G e capacitar as equipes para que, quando ocorrer a implementação, esses processos já estejam concluídos.

A solução apresentada inclui estações rádio base e protótipos de dispositivos para mostrar tecnologias avançadas 5G que incluem MIMO massivo, Beamforming massivo, MIMO distribuído, MIMO multi-usuário e Beam Tracking juntamente com taxa de dados multi-gigabit e latência ultrabaixa que serão os principais requisitos para casos futuros de uso de banda larga móvel e uso industrial.

Fonte:ipnews