Fabricante de bebidas terceiriza infraestrutura de data center e ganha segurança operacional

22/11/2016 09:18

Projeto garantiu à SolarBR aumento da segurança, confiabilidade e controle do ambiente de TI.

data centerA SolarBR, fabricante de Coca-Cola no Brasil, contratou a Tier4 Intelligent Solutions – especialista em soluções para Data Centers – para fornecer sua infraestrutura de ambiente de TI a fim de suportar e unificar toda sua operação.

A ferramenta entregue envolveu projeto, instalações, fornecimento de materiais e serviços, incluindo produtos e acessórios para data center para uma área total de aproximadamente 88m2, na unidade de Maracanaú, Ceará, em conformidade com a norma, atendendo o conceito e premissas de alta disponibilidade e redundância.

As negociações para o projeto começaram no fim de 2014, quando o maior desafio da SolarBR era encontrar um fornecedor de qualidade, mas com um custo acessível para atender suas demandas crescentes de TI.

A Tier4 Intelligent Solutions foi responsável pela concepção, construção e instalação do data center com sistemas de climatização de precisão, sistema automático de combate a incêndio, sistema de alimentação elétrica dual, sistema de CTFV com gravação digital e de controle de acesso, além do cabeamento lógico estruturado com racks adesivados com a identidade visual do cliente.

A nova estrutura de TI possibilitou uma unificação das aplicações em um único local, garantindo maior confiabilidade e controle do ambiente. “Hoje nós conseguimos monitorar toda a SolarBR em um único local e temos todas as informações de forma prática a ponto de não termos problemas em identificar a causa raiz dos erros, o que traz mais segurança para a nossa empresa”, conta Oberlandy do Nascimento, gerente de Tecnologia da Informação da SolarBR.

Para suportar as operações das 13 fábricas e 36 centros de distribuição da empresa presente em dez estados brasileiros, mais parte de Tocantins e Goiás, a parceria com a Tier4 Intelligent Solutions estava presente na mudança dos equipamentos do antigo local para a fábrica em Maracanaú, uma distância de 30km entre os pontos, para atender qualquer necessidade durante o “moving”, realizado pelo time de TI da SOLAR. A troca de endereço do data center foi necessária devido aos problemas presentes na estrutura anterior, como dificuldades operacionais, indisponibilidade de algumas aplicações, problemas com ar-condicionado do local, impossibilidade de escalabilidade, causados pela inadequação do ambiente onde estava inserida.

“Com a ajuda da Tier4, nós conseguimos superar os principais desafios do projeto: as questões estruturais do novo local, apoio durante o “moving” realizado pelo time da SOLAR e a criação de um ambiente totalmente escalável e com disponibilidade”, comemora Nascimento.

Os trabalhos das duas equipes possibilitaram a finalização do projeto em abril deste ano e, com a mudança de ambiente realizada em maio, o data center entrou oficialmente em operação no dia 23 de maio último, funcionando perfeitamente e atingindo os objetivos iniciais.

A satisfação e eficácia da solução da Tier4 Intelligent Solutions despertou o desejo da SolarBR de ampliar a parceria e a empresa já partiu para a construção de um segundo data center. A construção teve início no Centro de Distribuição da empresa, em Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco, e a previsão para o término é no final de julho de 2016.

 

Fonte:Ipnews