Facebook alcança 20Gbps em testes para transmissão de dados via drones

16/11/2016 08:52
No entanto, rede social revela que ainda precisa superar muitos desafios técnicos antes que serviço possa realmente ser lançado.
 

O Facebook conseguiu transmitir dados a quase 20Gbps entre duas torres no Sul da Califórnia em testes de uma tecnologia chave para os seus planos de levar Internet para áreas rurais usando drones.

Os testes foram realizados neste ano e usaram frequências da chamada E-band, um grupo de frequências de onda de milímetros entre 60 e 90GHz.

Esses sinais são capazes de transmissão de dados com uma grande largura de banda, mas são suscetíveis a enfraquecimento por conta de distância, clima e obstáculos. Por isso, costumam ser usados para transmissões de curto alcance e de ponto a ponto.

O Facebook usou um prato de 60 centímetros para enviar dados por um link de 13km entre Malibu e Woodland Hills, na Califórnia.

 

Publicidade

O teste inicialmente enviou dados com velocidades entre 100Mbps e 3Gbps e permitiu aos engenheiros coletarem dados de transmissão em dias limpos e também durante dias com nuvens, neblina, ventos fortes e chuvas, revelou o Facebook.

Para o teste, a rede social acabou construindo muitos dos seus componentes próprios para transmissão de micro-ondas no sistema, que usou um prato de 1,2 metro no ponto receptor.

O sinal recebido pelo prato poderia cair pela metade caso fosse apontado para o lugar errado por uma diferença de apenas 0,2 grau, por isso a precisão era essencial.

Para elevar a taxa de transmissão para 20Gbps, o prato precisa ser quase perfeito na mira: uma precisão de mais de 0,07 grau. 

A distância alcançada é significativa e já bastante útil para links de ponto a ponto que poderiam transmitir sinal de Internet de banda larga terrenamente.

Mas ainda não é distante o suficiente para ser usado como o link de transmissão para o futuro serviço de Internet via drone da empresa.

Os drones Aquila, do Facebook, vão levar acesso à Internet para áreas remotas de altitudes entre 18 mil metros e 27 mil metros. Como os drones não ficarão sempre em cima da estação terrestre, a distância do link pode ser maior.

Para esse serviço com os drones, o Facebook vai precisar aumentar o alcance para algo entre 30 mil metros e 50 mil metros e aumentar a largura de banda para 30Gbps, segundo a própria rede social.

O próximo passo para os testes da companhia na Califórnia é um sistema do chão ao céu que vai transmitir dados para um avião Cessna com um transceptor de dados no painel.

Para 2017, o Facebook planeja aumentar a velocidade para até 40Gbps tanto para quanto a partir da aeronave. 

“Ainda temos muitos desafios técnicos e de conectividade para resolver antes de a tecnologia estar totalmente pronta para uso”, afirmou o Facebook.

Fonte:IDGNOW