Fatiamento de rede traz economia de 40% nos custos com OPEX da operadora BT

21/09/2017 11:52

Redução é baseada em um período de cinco anos, onde a tele britânica vai ter um crescimento de 150% em benefício econômico.

Em um estudo de caso realizado com a British Telecom (BT), operadora do Reino Unido, a Ericsson conseguiu quantificar os benefícios que o fatiamento de rede e a automação operacional trazem para reduzir os custos operacionais. O projeto, que usou como base uma implementação de até 40 lançamentos de serviços anuais durante cinco anos, o fatiamento de rede resultou no equivalente a 40% de redução no OPEX, 35% de aumento no potencial de receita e um impacto geral de crescimento de 150% em relação ao benefício econômico.

Resultados globais da Ericsson são negativos, mas operação brasileira se destaca com crescimento

O fatiamento de rede permite que as operadoras segmentem a rede para oferecerem suporte a serviços particulares e implementem redes lógicas para diferentes tipos de serviço ao longo de uma infraestrutura em comum. Isso é importante, visto que o tráfego de dados móveis continua crescendo e a expectativa é de que haverá 18 bilhões de dispositivos conectados em 2022, segundo o Ericsson Mobility Report.

Os benefícios econômicos foram considerados apenas em termos de redes core e computados na comparação com outras formas de se introduzir novos serviços em rede. Segundo Marielle Lindgren, presidente da Ericsson no Reino Unido, o fatiamento e a automação representam ganho de receita de 35% em relação a uma rede de multisserviços. Já sobre a redes com recursos dedicados, a tecnologia de fatiamento mostra um aumento de 15% no mesmo item.

Marielle lembra que são essas as três formas de se introduzir novos serviços em rede. “A tecnologia de fatiamento de rede, em conjunto com a automação operacional, demonstra que permite a estimulação do mercado, um time to market mais rápido e oportunidades de serviços em nicho menores.”

Para Maria Cuevas, diretora de Pesquisas de Redes Móveis Core na BT, quanto mais serviços forem implementados com o fatiamento de rede, mais benefícios econômicos poderão ser notados. “Estamos posicionados para trazer milhões de dispositivos para as nossas redes à medida que o ecossistema da IoT cresce. Este estudo nos dá orientações sobre onde os nossos investimentos alcançarão os melhores resultados”, diz.

A expectativa é que isso traga um melhor atendimento para os clientes. ”Para alcançar essa visão, é importante que o setor de telecomunicações ofereça soluções de baixo custo para permitir orquestração completa e adicione automação às operações e gerenciamento de fatias de rede”, finaliza.

Fonte:ipnews