Fortaleza ganha cabo submarino de fibra óptica internacional

19/09/2016 11:21

Rede ligará o Brasil de Norte a Sul, e aos Estados Unidos.

instalacao-cabo-monetO projeto da Angola Cables no Brasil atingiu ontem, um dos seus pontos altos. O cabo Monet, parte da sua rede internacional de cabos submarinos que se encontra em desenvolvimento, desembarcou em Fortaleza, na Praia do Futuro. Esse cabo submarino de fibra óptica ligará o Brasil de Norte a Sul, e aos Estados Unidos. Fortaleza é o ponto de interligação com o Sistema SACS, que fará a ligação à África e à Europa, através das infraestruturas da empresa já operacionais. O Data Center que irá suportar esta interligação tem igualmente previsto o seu arranque para muito breve, também na Praia do Futuro.

Para celebrar este momento, a multinacional realizou um evento em Fortaleza, que contou com as participações dos seus mais altos executivos, António Nunes e Rafael Pistono, além das presenças do Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana e de autoridades dos governos estadual e municipal.

“Hoje, estamos focados na construção das infraestruturas e nas parcerias estratégicas no Brasil. Iremos construir as pontes entre os continentes e juntar as diferentes culturas, de forma a que se possam desenvolver relações e criar-se valor”, afirma António Nunes.

O desenvolvimento das infraestruturas estão das estações dos Cabos Monet e SACS estão a correr todas em paralelo. Contudo, a empresa tem previsto que o sistema que liga o Brasil aos Estados Unidos estará operacional em 2017, conjuntamente com o Data Center. Desde logo, a sua operacionalização deverá impulsionar a produção de conteúdo digital no estado do Ceará e tornará o preço da banda larga mais competitivo.

Fonte:IPnews