Google instala em São Paulo sua primeira nuvem da América Sul e passa a cobrar em Reais

20/09/2017 10:27

Aberta como southamerica-east1, operação do Google Cloud Platform (GCP) na América do Sul promete melhorar a latência para clientes e usuários finais na região.

A partir desta terça-feira, 19/09, tanto os clientes do Google Cloud Plataform na América do Sul perceberão uma melhora no acesso aos sistemas hospedados na nuvem. A empresa acaba de colocar em operação o GCP na América do Sul, infraestrutura com a qual vai armazenar e processar dados localmente no Brasil, cobrando em Reais.

A Amazon Web Services cobrará por segundo de uso de máquinas virtuais em data center

Os testes de desempenho mostram reduções de 80% a 95% na latência do tempo de ida e volta (TIV) ao atender clientes no Chile, Argentina e Brasil comparados ao uso das outras regiões de GCP nos EUA.

Outra vantagem anunciada pela companhia é a possibilidade de o cliente combinar qualquer um dos serviços disponíveis em São Paulo com outras ofertas ao redor do mundo, como DLP, Spanner e BigQuery.

Junto com o anúncio da nova infraestrutura, o Google também informou que os clientes brasileiros podem agora pagar em Reais pelos serviços, sem a necessidade de fazer pagamentos internacionais e com os impostos previstos sendo recolhidos automaticamente pelo Google. É a primeira vez que o Google oferece uma opção de pagamento em moeda local nos mercados em que opera os produtos do Google Cloud Platform (GCP).

Além de todo o território nacional, a região de São Paulo atenderá clientes do Chile e da Argentina. Com isso, o Brasil se torna oficialmente uma das oito regiões de Cloud anunciadas pelo Google.

Os clientes brasileiros precisarão atualizar suas contas, informando o método de pagamento, que pode ser por cartão de crédito ou boleto.

A região de Cloud que está sendo lançada no Brasil estará disponível para todos clientes do Google Cloud Platform, não apenas para os localizados no país. A decisão de onde armazenar os dados é do cliente, que pode escolher qualquer lugar no mundo e trabalhar em qualquer uma das regiões.

Durante o lançamento, o Google apresentou depoimentos de alguns clientes que aprovaram a iniciativa:

“Com a chegada da região do Google Cloud Platform no Brasil, a Dotz vê a possibilidade de potencializar todos seus negócios. Estamos empolgados com as novas possibilidades que poderemos aproveitar com a abertura da nova região, alavancando o uso atual das ferramentas que estamos trabalhando no GCP.” – Cristiano Hyppolito, CTO of Dotz

“Estamos entusiasmados que o GCP logo oferecerá uma região em São Paulo. Contabilizei tem sido um cliente desde o 2013, e o nosso rápido crescimento foi possível graças às ferramentas do GCP. Nós acreditamos que este lançamento melhorará o desempenho dos nossos serviços, e contribuirá ao crescimento da comunidade latino-americana de usuários do Google Cloud Platform. O lançamento da região GCP em São Paulo continuará a nos apoiar para que Contabilizei continue a prestar serviços 90% mais baratos do que os contadores tradicionais.” – Fabio Bacarin – CTO Contabilizei

“A maioria dos nossos clientes e parceiros estão no Brasil. O lançamento da região do Google Cloud Platform em São Paulo irá diminuir a latência de seus produtos, e com isso, derrubar a última barreira para podermos utilizar massivamente o Google Cloud nos serviços que fazem interface com nossos clientes.” – Flavio Tooru, do Movile

 

Fonte:ipnews