Google não tem planos de levar extensões do Chrome para Android

16/05/2015 11:04

     Share          

A equipe de desenvolvedores do Google Chrome para Android participou recentemente de um AMA (Aks Me Anything, ou "pergunte-me qualquer coisa") no Reddit. Na seção de perguntas e respostas, a equipe informou que "não tem planos" de levar extensões para a versão mobile do navegador. "Nós ainda não conseguimos implementar [essa funcionalidade] em dispositivos móveis e fazê-las oferecer uma boa experiência ao usuário", respondeu um gerente de programas da equipe.

Entre as novas funções que a equipe disse estar desenvolvendo para a versão móvel do navegador estão uma página de nova aba mais adequada à experiência mobile, pesquisas contextuais para facilitar o encontro de páginas com informações específicas e novas formas de visualizar páginas da internet que ainda não funcionam bem em smartphones e tablets. 

A empresa também pensa em incluir uma caixa de diálogo de confirmação para downloads. Atualmente, os downloads começam assim que o usuário clica no link, o que frequentemente acontece por acidente, ou sem que o usuário saiba que o link levará para uma descarga de arquivo.

A equipe contou também que costuma testar novas funcionalidades em smartphones da linha Nexus - o que já seria de se esperar, uma vez que eles são desenvolvidos pelo Google em parceria com outras empresas. Outros dispositivos também são utilizados num segundo momento, e um membro da equipe incluiu uma foto de alguns dos que são utilizados. 

Para a equipe, o Material Design não é tanto algo que o Chrome deva implementar, mas sim algo que os desenvolvedores de sites devem buscar em seu trabalho. A equipe, no entanto, redesenhou alguns dos ícones, o espaçamento dos elementos, e deu aos desenvolvedores a opção de escolher uma cor para a cabeça dos sites, de forma a ajudar na implementação desse estilo.

Sobre os desafios de se trabalhar no Chrome para dispositivos móveis, os desenvolvedores citaram o fato de que as mudanças que eles fazem precisam se adequar a diversos dispositivos diferentes, a necessidade de se adaptar alguns recursos do Chrome a uma plataforma para a qual eles não foram inicialmente pensados, e o fato de que eles passam muito tempo construindo com Legos durante o trabalho.
 
Fonte:Olhardigital