GS1 Brasil premia vencedores de hackaton em SP

26/08/2016 12:47

Associação incentiva o desenvolvimento de novas tecnologias com os padrões globais GS1.

HackathonNos dias 06 e 07 de agosto, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, reuniu em sua sede, em São Paulo, jovens engajados com novas tecnologias e programação de soluções para a criação de aplicativos que auxiliem no dia a dia de empresas e cidadãos brasileiros.

Mais de 40 jovens, entre 20 e 25 anos, passaram vinte e quatro horas dentro de uma sala repleta de computadores, mesas e cadeiras, almofadas, com o objetivo de inovar.  O objetivo do desafio era criar um aplicativo com os padrões da GS1, podendo explorar soluções com o uso do código de barras á identificação por radiofrequência. “O espirito é de aprendizado, um momento para errar, acertar, tentar novamente e chegar lá! A GS1 Brasil realiza este primeiro projeto e já posso afirmar que vamos realizar mais ações como essa em um futuro próximo, uma vez que estar com esses jovens nos ajudou a abrir os olhos e expandir nossos horizontes”, afirma Roberto Matsubayashi, diretor de inovações e alianças estratégicas da GS1 Brasil.

GS1 Brasil promoverá evento para debater tendências tecnológicas

Os grupos eram formados por 4 integrantes, sendo eles desenvolvedores, designers, comunicação, TI, negócios e humanas. Os 12 grupos participantes apresentaram primeiramente o projeto para o júri técnico avaliar a performance da solução. Desses, 10 foram aprovados e seguiram para a apresentação final aos jurados: Virgínia Vaamonde, CEO da GS1 Brasil, Roberto Matsubayashi, diretor de inovações e alianças estratégicas da GS1 Brasil, Rentam Ramim, Consultora em Identificação por Radiofrequência (RFID), Charles Sampaio, diretor de finanças da GS1 Brasil, Luis Rasquilha, CEO da Inova Consulting e professor na FIA.

Os grupos tinham 3 minutos para vender o aplicativo e dois minutos para responder as perguntas dos jurados. O resultado foi surpreendente. Aplicativos para gestão do varejo, para o controle de gado no pasto por meio da radiofrequência, aplicativos para artistas de rua aumentarem as arrecadações por mensuração do comportamento do público com relação às músicas, apps para varejistas aumentarem a assertividade na publicidade de acordo com o perfil do cliente, e uma solução para a área da saúde, que foi o grande destaque do evento.

Text Box: Crédito: Paulo PepeTrata-se do PagFarma, idealizado pelo Tegra, grupo formado por 4 programadores: Mike Lima, Gabriel Euclides, Felipe Bernardes e Celso Wo Kar Ng. Um aplicativo que facilita o dia a dia do consumidor na compra de remédios. Basta escanear o código de barras da caixa do medicamento que coletará informações da base de dados da GS1 Brasil sobre o item específico, e assim ter acesso a uma lista de compras disponibilizada pelas farmácias mais próximas. Desta forma, as redes farmacêuticas ofertam o medicamento e o usuário efetua a compra pelo próprio app e retira o produto na loja física co m um código gerado após a compra.

Os jovens vencedores são de Sorocaba e trabalham em uma empresa de TI, que presta consultoria ao varejo. O grupo agora se prepara para o maior Hackaton da Europa, a ser realizado nos dias 16 a 18 de setembro, em Zurich. Eles serão os primeiros a representar a América Latina neste grande evento.

“O evento foi um sucesso e uma grande experiência para o desenvolvimento destes jovens tão engajados e capacitados e, certamente um aprendizado para todos os colaboradores da GS1 Brasil envolvidos nesta maratona. Espero que os participantes continuem com esse empenho, pois o Hackaton é apenas o primeiro passo para que nos encontremos em outras oportunidades”, conclui Virgínia Vaamonde, CEO da entidade.

Entenda como o aplicativo funciona no áudio com o depoimento dos grandes vencedores do primeiro Hackaton da GS1 Brasil. Clique aqui para ouvir.

 

Fonte:Ipnews