Impressora 3D consegue imprimir retratos em panquecas

07/03/2015 17:35
Impressora que imprime "porta-retratos" comestíveis ainda se encontra em desenvolvimento. Tecnologia utiliza software de reconhecimento facial
 

Que tal começar suas manhãs com um café da manhã feito a sua imagem e semelhança? Literalmente. A Kinneir Dufort, empresa de pesquisa, inovação e design, recentemente usou sua expertise na tentativa de criar uma impressora 3D que imprima "porta-retratos" em panquecas.

O modelo é ainda um protótipo. Um dos desafios da impressora é dar complexidade, como detalhes das feições, ao usar camadas de massa.

Para isso, a companhia combinou uma tecnologia de controle numérico e incorporou um software de reconhecimento facial. Dessa forma, o sistema experimental imprime a massa diretamente em um prato ou frigideira quente e consegue dar detalhes minuciosos de uma imagem.

A tecnologia utiliza um processador de imagem e uma câmera digital para reconhecer o rosto a ser impresso, enquanto isso o software reconhece essa imagem e a transforma em contornos para o dispenser da tinta, no caso a massa da panqueca.

Mas fora isso, há outro desafio: desenvolver um programa que permita a impressão de uma imagem do início ao fim com o tempo controlado para, afinal, evitar que a massa queime.

Apesar da imagem de divulgação trazer um porta-retrato comestível bem preciso do rosto de uma pessoa, vale ressaltar que a tecnologia ainda não consegue fazer panquecas como as da foto. Mas a expectativa é que os experimentos possam levar a vários avanços no campo de impressão 3D para a gastronomia.

 

Fonte:IDGNOW

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!