Internet dos Brinquedos: Novo perigo cibernéticos para as famílias

11/01/2018 12:17
Na Alemanha, por exemplo, a venda de alguns brinquedos conectados já foi banida depois de serem classificados como dispositivos de vigilância oculta
 

Nos últimos anos, os fabricantes de brinquedos conectados com a Internet têm sido manchete na imprensa, mas não de maneira saudável. Privacidade e proteção de dados não são prioridades neste setor.

Ainda assim, a demanda por brinquedos inteligentes e interativos está em crescimento em todo o mundo e os fabricantes fazem todo o possível para atender a este promissor mercado. Para conseguir isso, muitas vezes têm a melhor das intenções ao incluir recursos que são realmente úteis, mas o resultado pode ser também questionável e de alto risco para a segurança digital.

A antiga babá eletrônica pode transformar-se em um ursinho de pelúcia conectado para que os pais possam se certificar de que a babá humana esteja sempre perto da criança. No entanto, o que começa como uma boa e nobre ideia, pode fazer com que a privacidade se torne em pesadelo. Em muitos casos, conexões Bluetooth ou em nuvem não são seguras o suficiente para impedir que o ursinho de pelúcia se torne um "espião inocente". Além disso, brinquedos conectados também carregam dados para uma plataforma em nuvem oferecida pelo fabricante do brinquedo, e algumas dessas plataformas se mostraram possuir uma segurança catastrófica.

Muitos pais acreditam que os brinquedos conectados sejam suficientemente seguros. No entanto, o histórico com estes dispositivos mostra exatamente o contrário e, em muitos casos, a "internet dos brinquedos" acaba sendo muito mais perigosa do que se possa supor.

Alguns países já reagiram em relação aos brinquedos conectados e que podem ser usados como dispositivos de espionagem. Na Alemanha, a agência federal pela regulamentação das redes de telecomunicações classificou uma boneca como um "dispositivo de espionagem oculta", cuja venda e posse são proibidas pela Lei de Telecomunicações. Mais e mais brinquedos e produtos destinados às crianças estão chegando ao mercado e muitos deles com funcionalidades que podem trazer muita dor de cabeça para as famílias.

 
 
 
 
 
 

O maior problema é que, através desses brinquedos, os jovens estão se acostumando a estar sob vigilância o tempo todo, seja através do ursinho de pelúcia ou um smart watch para crianças, cuja venda também foi banida na Alemanha. Há um caso antigo relacionado a isso, noticiado em 2006, quando as autoridades investigaram a venda do urso Teddycam através de uma rede de compras de TV.

Especialmente agora, quando se debate a vigilância do estado e a proibição efetiva do anonimato na web em alguns países, a compra de tais brinquedos parece ser uma coisa muito inoportuna. Algumas medidas estão fora dos limites no âmbito governamental, por uma série de razões, e os defensores da privacidade estão constantemente fazendo campanha para chamar a atenção do público. No entanto, ao mesmo tempo, muitos parecem estar perfeitamente bem com a vigilância privada total. A demanda por esses brinquedos sugere que "tudo é justo" quando se trata de crianças. Certamente, isso é um muito perigoso.

O que os pais devem observar nos brinquedos inteligentes
As plataformas em nuvem inadequadamente protegidas são um dos maiores problemas quando se trata de brinquedos conectados. Portanto, os pais devem verificar e garantir que um brinquedo "inteligente" atenda aos seguintes critérios:

- Qualquer informação deve ser transferida usando um método de criptografia suficientemente seguro;
- Evitar os portais, como o de Spiral Toys e seus "Cloud Pets";
- Nunca usar uma senha que seja muito simples, como, por exemplo, "123456" ou "senha", ou a senha pré-configurada oferecida pelo provedor do serviço;
- Avaliar cuidadosamente se é necessário e em que medida se deseja armazenar pessoais na plataforma na nuvem.

Para cada brinquedo inteligente, se aplicam as mesmas regras para os smartphones e tablets: o próprio dispositivo ou a plataforma da nuvem por trás do serviço podem ser invadidos pelos criminosos cibernéticos. No pior dos casos, os criminosos podem saber onde uma criança mora, onde fica a sua escola / jardim de infância, quais os nomes e local de trabalho dos pais etc. Estas informações podem ser usadas para realizar um sequestro, por exemplo.

Contrariamente ao que você pode fazer com seu smartphone ou PC, geralmente é difícil obter e instalar atualizações de segurança para um brinquedo. Se você não tem outra escolha além de ter aquele urso de pelúcia inteligente, a boneca conectada ou aquele pássaro falando engraçado: faça alguma pesquisa para descobrir o histórico da fabricante para proteção de dados - mesmo que isso nem sempre seja a tarefa mais simples.

 

Fonte:IDGNOW