Maioria das organizações deve adotar tecnologias de IA nos próximos 3 anos, diz estudo

09/11/2017 10:55

Líderes brasileiros de TI afirmam que a automação do processo robótico é essencial para os negócios digitais.

A inteligência artificial tornou-se indispensável para as empresas que querem manter a competividade, bem como conectar diversos espaços e fornecer opções para adaptar seus processos e/ou produtos ao mundo inteligente. O estudo “Modernização de TI: do crítico à transformação digital” com executivos C-Level no Brasil, realizado pela Vanson Bourne, encomendado pela Avanade e divulgado em maio 2017, confirma esta tendência.

Os dados apontam que 100% dos entrevistados concordam que a automação de processos é uma tecnologia chave para atender aos novos requisitos do negócio digital, sendo que 63% são categóricos em concordar com a nova realidade. Ao mesmo tempo, a maioria das organizações entrevistadas espera implantar a automação de processos nos próximos três anos.

Outro dado demonstra a presença iminente da inteligência artificial: a automação de processos utilizando robôs (63%), a automação inteligente (61%) e a automação cognitiva (59%) são as tecnologias de maior demanda por parte das empresas. Já o aumento da produtividade (85%) e a redução de custos (62%) são os dois principais fatores que influenciam as organizações a implementarem a automação dos processos.

“Há um consenso que as abordagens de engenharia de software modernas e o processo de tecnologias de automação são fundamentais no sentido de endereçar os novos requisitos de negócios digitais e proporcionar recompensas para empresas preparadas a fim de aproveitar todo o seu potencial. É um momento excelente para os tomadores de decisão de TI, já que podem defender a modernização, articular o valor comercial e colocar as habilidades certas para implementações de sucesso”, afirma Marcelo Serigo, Líder de Estratégia Digital da Avanade.

Automação inteligente e IA: Qual é a diferença?

 

Para aumentar as capacidades dos trabalhadores e superar o patamar de produtividade, as organizações abrangerão, principalmente, duas formas de tecnologias IA:

  • A Automação Inteligente, em que as máquinas imitam a aprendizagem, a tomada de decisão e as ações dos seres humanos por meio da inteligência habilitada por serviços analíticos e cognitivos avançados, por exemplo, bots de bate-papo, reconhecimento de objetos e fala e processamento de linguagem natural;
  • A Automação Robotizada de Processos (RPA – Robotic Process Automation), em que robôs baseados em software são usados para processar tarefas manuais repetitivas e de alto volume que usam dados estruturados, por exemplo, solicitação de seguros.

 

Fonte:ipnews