Microsoft inclui mais 60 comunidades no mapa colaborativo Na Área

02/03/2015 11:02
Serviço de mapeamento participativo tem como proposta facilitar o acesso a informações de estabelecimentos à comunidades do Rio de Janeiro
 

Informações de estabelecimentos comerciais, incluindo endereços e telefones, de complexos como Rocinha, Morro Dona Marta e Borel agora estão disponíveis no mapa participativo do Bing, motor de buscas na internet da Microsoft.

O serviço é resultado do projeto de mapeamento participativo Na Área. Iniciado em 2014, o trabalho é feito em parceria com ONGs, agentes públicos e privados para identificar os principais pontos de referência dentro das comunidades da cidade do Rio de Janeiro, com destaque para estabelecimentos comerciais.

Atualmente, 101 comunidades são contempladas pelo projeto que convida os moradores das comunidades, comerciantes, ONGs e governos a inserir e consumir informações no Bing. A proposta é que a plataforma global possa facilitar o acesso a essas informações a milhões de pessoas em todo o planeta.

Com a ferramenta, o usuário pode além de cacular rotas até o local pesquisado,  ligar pelo Skype para um ponto comercial.

As comunidades selecionadas abrangem aproximadamente 85% da população que vive nos morros da cidade cobertas por uma UPP, segundo dados do último Censo do IBGE, de 2010.

A forma como o Bing interpreta a informação que o usuário está buscando também evoluiu, para ajudá-lo a tomar a melhor decisão no momento certo. Por exemplo, se uma pessoa que está no Complexo da Maré faz uma busca por uma creche, o Bing irá trazer primeiro os endereços dentro da comunidade e não o nome mais buscado num bairro próximo, como Bonsucesso. Da mesma forma, a priorização da região também vale para todos os demais bairros, como Copacabana e Ipanema por exemplo. Mesmo estando próximo aos morros, um morador dessas imediações terá priorizado os resultados dentro do seu bairro.

De agora em diante, o mapeamento passa a ser orgânico. Ou seja, o Bing continuará evoluindo, sem distinção entre as comunidades recém-mapeadas e os bairros tradicionais.

A expectativa, segundo Microsoft, é que ao concluir a segunda fase do projeto Na Área, a companhia espera  contribuir fortemente com o fomento do negócios nessas 101 comunidades. "Embora o Bing seja uma plataforma de alcance global, o nosso objetivo com esta iniciativa foi tornar a ferramenta útil para a coletividade local, incluindo e interpretando melhor as buscas por estabelecimentos comerciais dentro das comunidades”, diz Marcos Swarowsky, diretor de publicidade online da Microsoft.

 

Fonte:IDGNOW

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!