Nova plataforma acelera conexão entre pessoas e empresas

09/01/2017 08:18

TELLFREE assegura a seus clientes 100% de conexão com o suporte do software de monitoramento de rede da Paessler AG.

Internet UOLNo mundo globalizado a distância não é mais considerada um problema. Afinal, a internet somada com as novas tecnologias tem possibilitado uma melhor comunicação entre as pessoas e facilitando relacionamentos e negócios no mundo todo. Pensando em manter esses diálogos ininterruptos e sempre com ótima qualidade, a TELLFREE, uma empresa provedora de soluções de comunicação através da telefonia IP, investiu no PRTG Network Monitor, plataforma de monitoramento de rede da empresa alemã Paessler AG, para visualizar todo o sistema a fim de evitar quedas de conexão e quebra de links.

“Nossa equipe realizou inúmeras tentativas com outras plataformas de monitoramento que pecavam em algo e nunca satisfaziam as nossas necessidades por completo. Somente depois de muita pesquisa e de avaliar a análise dos outros usuários é que optamos pelo PRTG. A possibilidade de testá-lo, gratuitamente, possibilitou verificar a solução na prática. Hoje, o software supre as exigências da TELLFREE e a necessidade dos nossos clientes também”, conta Daniel Duarte, presidente e fundador da TELLFREE.

A TELLFREE é uma empresa de médio porte que atua no mercado de Telefonia IP desde 2005. Com um crescimento exponencial, a empresa possui infraestrutura técnica instalada nas principais cidades do país, com uma grande área de cobertura nacional. Além disso, é uma operadora que trabalha com o selo da Anatel, detentora de licença de SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) por atender a todas as exigências regulatórias para prestação de serviços diferenciados no mercado de TI e Telecom.

Com o PRTG instalado em um servidor de 64 bits do Windows Server 2012 R2 com processador Intel Xeon CPU E5620 2.40GHz, RDPUDD Chainted DD e 16GB de memória RAM, a TELLFREE passou a controlar todos os servidores e as aplicações hospedadas tanto em seu data center como no dos seus clientes. Assim, o PRTG monitora, principalmente, os links de internet, Switches, Routers, equipamentos Voip / Cisco e Centrais IP, interna e externamente, através dos sensores como o Ping, SNMP, Traffic IN / OUT, temperatura, consumo de memória entre outros.

“Ao criarmos uma biblioteca contendo os nossos clientes, dentro do PRTG, passamos a receber relatórios semanais e mensais sobre o status de cada um deles de forma personalizada. Dessa forma o nosso time controla tudo o que acontece nos equipamentos e nas redes. Esse detalhamento, sem dúvida, foi um dos fatores decisivos na implementação do PRTG em nossa empresa”, lembra Daniel Duarte.

Por meio de interfaces de usuário Web, Win-Gui, iPhone App e em especial a Enterprise Console da ferramenta PRTG, a TELLFREE monitora a qualidade de um link, assim como verifica se o cliente está inativo (sem tráfego ou com o seu link down) antes que o próprio cliente perceba, de forma a agilizar a correção, evitando maiores consequências. Por isso, a realização de testes remotos faz parte das atividades rotineiras da equipe de TI.

Dentre os muitos benefícios citados com o uso do PRTG, Duarte destaca também “ganho acima de 50% com relação à visualização de alarmes e ações, paliativas ou finais, sobre estes”. Isso possibilita à TELLFREE oferecer maior controle dos serviços prestados aos seus clientes, garantindo a qualidade nas chamadas feitas através do computador, do telefone, smartphone ou até do PABX IP Virtual para todo o Brasil e exterior, o que é o foco da TELLFREE.

 

Fonte:ipnews