Operadoras móveis recebem um “se situa” da Anatel

30/04/2015 12:10

Elas devem melhorar indicadores de qualidade de rede e informar melhor o usuário final, inclusive via SMS.

A Agência Nacional de Telecomunicações estabeleceu que dois indicadores de qualidade da rede das operadoras móveis devem ter os seus índices mínimos atendidos. Estamos falando do Indicador de Acesso à Rede, que mede a disponibilidade da rede quando o usuário deseja realizar uma conexão de voz ou de dados, e do Indicador de Queda da Rede, o qual mede a taxa de desconexões de voz ou de dados sem a intervenção dos usuários. Em relação ao primeiro, a Anatel determinou que os resultados sejam superiores a 85%. Já em relação ao Indicador de Queda de Rede, as operadoras não devem ultrapassar os 5%.

A determinação também tem prazo para ser cumprida, mas é válida para qualquer operadora que tenha pelo menos um dos dois índices fora do padrão especificado pela Anatel. De acordo com a Agência, as operadoras precisam cumprir os parâmetros em até seis meses, caso sejam a única empresa a atender os municípios onde um dos índices esteja fora do padrão. Isso acontece em 329 cidades do país. Para as cidades onde pelo menos duas operadoras atuem o prazo é maior: as metas devem ser cumpridas em até nove meses. Estão nesse rol 247 municípios. Outras 1.132 cidades são atendidos por mais de duas empresas, de forma que o prazo da Anatel é de até 15 meses.

Uma exigência adicional da Agência é um plano de envio de SMS aos usuários para informá-los sobre o ranking de qualidade de rede disponibilizado pela Anatel desde 2013. Esse plano deverá estar pronto em 60 dias e a mensagem de envio deve cobrir os 5.570 municípios brasileiros listados na página da instituição. Já existe, inclusive, um aplicativo que permite que o processo seja cumprido e que informa dados como quantidade, localização e tecnologia das estações rádio base (ERBs) da rede móvel brasileira.

 

Fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!