Orange Business Service lança solução para oferecer SDN como serviço

24/11/2016 10:00

Easy Go Network automatiza gestão de redes de clientes. Lançamento no Brasil é focado em grandes varejistas, mercado ainda não explorado pela companhia.

rede-de-TIOrange Business Services, braço da operadora francesa dedicado a serviços corporativos, anunciou ontem (22/11) o Easy Go Network, nova solução voltada a automatizar a gestão de redes de clientes. Baseada no conceito de Network as a Service (rede como serviço – NaaS), o lançamento utiliza a capacidade da virtualização das funções de rede (NFV) para oferecer a tecnologia de SDN (redes definidas por software).

Orange e Vodafone traçam planos SDN e NFV para clientes corporativos

Para isso, o Easy Go Network utiliza uma plataforma aberta da Ciena Blue Planet e um hardware CPE (sem fornecedor definido), que substitui os appliances de acesso à rede. Desta forma, basta que o cliente acesse um portal online para selecionar os serviços que precisa, baseados nos procedimentos operacionais padrão (POP) desenvolvidos para a ferramenta, como a criação de uma VPN para um novo escritório.

Felipe Stutz, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Soluções em Rede para América Latina da Orange Business Services, diz que a ferramenta dá mais agilidade aos negócios ao permitir a adesão a novos serviços de forma virtualizada. Segundo o executivo, o produto está sendo lançado como piloto em 75 países (incluindo o Brasil), por isso o número de POPs disponíveis ainda é pequeno, apenas oito. “A meta é chegarmos ao final de 2017 com 40”, afirma.

Entre as opções disponíveis de serviços de virtualização estão soluções de conectividade e de visualização de ambiente e segurança, adaptadas a partir do firewall Fortinet Security Fabric. Com ele, os clientes podem ter funções seguras de virtualização, como prevenção de intrusos, filtragem de conteúdo web e defesa de malware.

“Entregaremos no ano que vem a banda larga escalável, ou seja, o cliente poderá aumentar e diminuir a velocidade do seu link conforme sua demanda”, diz Stutz, lembrando que, para isso, o cliente deverá ter a Orange como provedora de acesso à Internet.

O diretor diz que toda a solução é entregue como serviço, com um contrato mês a mês, onde o cliente paga por aquilo que consumiu. A vantagem é a agilidade na prestação do serviço, sob demanda e flexível,

Foco agora são grandes varejistas

A Orange Business Service sempre deixou claro que seu foco eram grandes multinacionais, mas o lançamento se mostra uma solução ideal para empresas menores, que precisam abrir novos empreendimentos com frequência. De fato, Stutz afirma que a empresa começou a olhar mais para o segmento varejista, mas ainda com foco em grandes organizações.

Para ele, o diferencial da tecnologia é facilitar a orquestração da rede e simplificar a gerência. “Essa é uma demanda principalmente para varejistas e franquias que abrem novos estabelecimentos rapidamente e precisam de uma rede segura, estável e em pleno funcionamento na mesma velocidade”, diz.

De acordo com ele, como a solução é praticamente um “plug and play”, o cliente não precisará mais se preocupar com a implantação de uma rede. “Com a automação, a empresa também não vai precisar de uma equipe dedicada apenas para gerir a rede”, afirma.

Já o segmento de pequenas e médias empresas (PMEs) ainda não está nos planos da Orange. Isso porque a Easy Go Network está em processo de maturidade e a companhia não enxerga a necessidade de passar para esse segmento, aponta Stutz.

 

Fonte:Ipnews