Os apps gratuitos do seu celular podem estar sugando sua bateria

22/04/2015 09:13

 Share3  

Não há discussão: a melhor forma de ter seu aplicativo instalado no maior número de celulares possível é oferecê-lo gratuitamente. No entanto, um estudo afirma que a prática pode estar prejudicando os usuários, resultando em queda de desempenho e duração de bateria e consumindo mais dados da sua franquia. 

Os pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, do Instituto de Tecnologia de Rochester, ambos dos Estados Unidos e a Queen's University, do Canadá, dizem que o impacto dos apps gratuitos é grande. Eles consomem em média 16% mais bateria que suas contrapartes pagas, 22% mais memória, 56% mais processamento e impressionantes 79% mais dados. 

O motivo disso são os anúncios. Eles adicionam mais uma camada de informação que tem que ser processada no hardware do celular, tornando-os mais pesados. Além disso, eles frequentemente estão coletando outras informações como sua localização via GPS, o que consome processamento e bateria. Enquanto isso, os aplicativos pagos em geral dedicam o poder do hardware apenas aos recursos do app. 

Sobre o consumo de dados, anúncios também precisam ser baixados para que possam ser exibidos, gastando alguns preciosos kilobytes da sua franquia a cada vez que eles são exibidos. Isso significa que, sim, o aplicativo gratuito também pode pesar diretamente no seu bolso.

A pesquisa foi feita com 21 aplicativos entre mais populares do ano passado, medindo o efeito em celulares com base em ferramentas de análise instaladas em um smartphone Galaxy S2, da Samsung.

Via ScienceDaily

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!