País quer posição de destaque no debate global sobre governança e neutralidade da internet

04/03/2015 09:12

Ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, se encontrou com o presidente da FCC, Tom Wheeler para uma conversa sobre neutralidade da rede.

 

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, se reuniu nesta terça-feira (3), em Barcelona, com o presidente da Federal Communications Commission (FCC), Tom Wheeler. A entidade é o órgão regulador de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos. Foram tratados no encontro temas em destaque nos debates mundiais no setor de telecom, como a neutralidade de redes e a governança da internet.

Brasil recebe Prêmio de Liderança Global em Telecomunicações

Aprovação da FCC acirra o debate sobre o Marco Civil no Brasil

Na opinião do ministro, a internet deve ser um ambiente com liberdade, observando os valores fundamentais: "A questão central é conceituar o que é neutralidade e qual o objetivo. Quando falamos neutralidade, estamos dizendo claramente que internet deve ser um espaço com grau de liberdade acentuado, mas obviamente sem desprezar os valores fundamentais dentro da perspectiva internacional como segurança e proteção de dados", afirmou.

O encontro fez parte da série de reuniões com representantes de governos, órgãos reguladores e empresas de telecomunicações que participam do GSMA World Congress. "A nossa perspectiva é o Brasil ter uma presença maior nesses debates internacionalmente e ampliar a presença do ponto de vista político no cenário internacional para discutir o que é e o que deve ser a internet em termos de governança nos próximos anos", disse Berzoini.

Nesta terça-feira, o ministro se reuniu com representantes do Grupo America Movil (Embratel, Claro e Net), da Telefônica e da Islalink. Também houve encontros com o secretário de telecomunicações da CNMC, Victor Calvo-Sotelo; a ministra francesa das Comunicações, Axelle Lemaire; a diretora-geral da GSMA, Anne Bouverot; e a embaixadora da Nicarágua, Verônica Rojas.

 

Fonte:Ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!