Pane no sistema de trens em São Francisco pode ser sido causado por ciberataque

09/01/2017 08:19

Versão evoluída do malware HDDCryptor pode ter sido a possível causa do hackeamento de transportes da cidade californiana.

hacker-okHá um mês, a Agência de Transportes Municipais de São Francisco (SFMTA) foi hackeada. O malware paralisou o sistema de emissão de bilhetes dos transportes públicos, fazendo com que as passagens fossem liberadas gratuitamente.

Em análise exclusiva feita pela Trend Micro, existe a possibilidade de que uma versão evoluída do ransomware HDDCryptor, descoberto pela Trend Micro em agosto deste ano, foi vista “in-the-wild” na semana passada e possa ter gerado o ataque contra a SFMTA.

Nesse ataque, assim como constatado pela Trend Micro em outras versões do HDDCryptor, o ransomware usou algumas ferramentas para executar a criptografia total do disco, além da criptografia de compartilhamento de rede mapeado.

É possível que os responsáveis pelas ameaças por trás do ataque não tenham usado exploit kits de maneira automatizada para comprometer e infectar as vítimas de forma instantânea. Ao invés disso, os hackers tentaram primeiramente obter acesso à máquina, muito provavelmente por meio de um ataque mais direcionado ou por um exploit, antes de acionar e executar o ransomware manualmente.

Apesar da Trend Micro não ter obtido informações específicas sobre como isso foi feito em 2 mil máquinas da SFMTA, é muito provável que a execução deste trabalho tenha sido executada em todos os dispositivos que utilizam alguma forma de credencial como administrador.

Fonte:Ipnews