Pesquisa traça perfil de “ransomware” no setor de saúde

24/08/2016 15:32

Ameaça cada vez mais constante, infectou 38% dos profissionais de TI do setor de saúde entrevistados pela Varonis nos EUA.

Ransomware 2Uma pesquisa realizada pela Varonis com 100 empresas do setor de saúde mostrou que 47% das organizações detectou um ataque de ransomware por meio de uma pop-up dizendo que seus arquivos haviam sido infectados, enquanto apenas 26% identificaram a ação por meio de uma tecnologia de segurança e só 18% dos ataques foram notados pela TI.

Dicas para evitar ataques virtuais

O estudo, feito pela Varonis nos Estados Unidos, mostra que o ransomware está se tornando uma ameaça cada vez mais constante, tendo infectado 38% dos profissionais de TI do setor de saúde entrevistados. Segundo apurado pela empresa, 50% dos profissionais inspecionam manualmente os arquivos em busca de sinais de infecção para determinar quais usuários e sistemas foram infectados e quais arquivos foram criptografados.

A Varonis entende que o ransomware está sendo cada vez mais usado porque muitas empresas decidiram que é muito mais fácil pagar o resgate. Para a empresa, os ataques de ransomware estão ficando mais comuns porque são efetivos e lucrativos, ou seja, é relativamente fácil iludir alguém para que faça download de um malware por meio de um e-mail de phishing.

Por causa da onda de ransomwares, 15% das empresas entrevistadas estão reduzindo acesso com base em um modelo de privilégios mínimos, enquanto 14% aumentaram a auditoria, a análise e os alertas em relação ao uso de arquivos pelos funcionários. Doze porcento estão investindo em outras tecnologias e 35% aumentaram os esforços na educação dos funcionários.

Fonte:Ipnews