Plataforma oferece cursos online para capacitar professores

26/08/2016 13:02

Inciativa da Teltec Solutions, de Florianópolis, capacita para uso de estratégias mais eficientes na sala de aula.

curso onlineA enxurrada de novas tecnologias e tendências, como realidade aumentada, internet das coisas, inteligência artificial e nanotecnologia, aplicadas ao nosso dia-a-dia em redes sociais e serviços como o Uber e o WhatsApp, tornam cada vez mais desafiador o papel do professor em sala de aula.

Mercado de TI oferece novas opções de carreira

Como lidar com essas novidades e estimular os alunos? Para um grupo de docentes de Florianópolis, a solução começa pela construção de novas abordagens de ensino para atender os diferentes contextos das escolas e universidades brasileiras. Por isso, eles desenvolveram um movimento chamado TISA Educação 3.0. A iniciativa da Teltec Solutions surgiu com a proposta de trabalhar com as tecnologias e inovações de forma que elas permitam aos profissionais da educação atrair e transmitir o conhecimento de maneira mais dinâmica para os estudantes.

Com 20 cursos que já estão disponíveis no site do projeto é possível entender como aprimorar técnicas de ensino e aprendizagem e combinar os recursos analógicos e digitais. O primeiro deles, Professor do Século 21, é gratuito. Além de disseminar o conhecimento, o TISA permite trocar informações e exemplos de boas práticas entre os docentes de todo o Brasil.

“O professor do século 21 vai precisar combinar os dois mundos. Por isso queremos ajudar a todos eles com a tarefa de tornar as aulas mais interessantes para turmas que cada vez mais são estimuladas por recursos externos àquele contexto”, diz Vilson Martins Filho, um dos criadores do TISA Educação 3.0. “Propomos a integração das estratégias educacionais com aplicativos, comunidades online, vídeos e muita interatividade”, complementa, destacando a necessidade de atualização pedagógica dos educadores.

Com a participação dos professores, a ideia é transformar o TISA numa grande comunidade de prática, aproveitando as particularidades de cada escola e as especificidades das diferentes práticas educacionais. O curso é dividido em quatro trilhas de aprendizagem online: Educação do Século 21; Ensino Híbrido (Blended Learning), Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) e Aprendizagem Baseada em Solução de Problemas Complexos (Problem Based Learning).

“O mundo mudou. É preciso lembrar que empresas como o Google, Yahoo e Facebook nasceram dentro de salas de aula. Com os cursos do TISA Educação 3.0 queremos ajudar todos os professores a construir esse novo paradigma com os estudantes”, reforça Vilson.

Para permitir o alcance e a escalabilidade dos cursos online para todo o Brasil, o TISA Educação 3.0 funciona baseado em cloud computing, solução desenhada pela Teltec Solutions de Florianópolis. A plataforma online de capacitação aplica as mesmas tecnologias disponibilizadas em diversos clientes de Educação a Distância em todo o Brasil, que apresenta alto grau de confiabilidade, estabilidade e segurança na nuvem. O cadastro e outras informações estão disponíveis no www.tisaeducacao.com.br.

 

Fonte:Ipnews