PMEs admitem que perdem mais tempo em processos de negócios impressos, diz estudo

28/11/2016 14:18

Pesquisa internacional da Xerox revela que metade das empresas pretendem implantar equipamentos e soluções “paper-free” com o auxílio de revendas.

documento-impresso-okMais de 80% das pequenas e médias empresas (PMEs), segundo uma pesquisa da Xerox, querem cortar o papel dos processos que envolvam boletos, relatórios de finanças, gerenciamento de formulários legais e de recursos humanos, e lidar com outros processos demorados no dia a dia de trabalho.

A pesquisa “Tendências de 2017 para aumentar a lucratividade e produtividade das PMEs” envolveu mais de 1.000 empresas dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha, e mostra que os entrevistados esperam fazer essa mudança ao longo dos próximos 12 meses.

Quase metade (46%) dos participantes confirmou que uma quantidade significativa de tempo é desperdiçada em processos nos quais se utiliza o papel intensivamente. Revelando que, de dez entrevistados, seis disseram que esse fator tem um grande impacto em sua lucratividade. No ranking das PMEs que mais consideram tempo perdido nos processos envolvendo papel, a Alemanha (51%) e os Estados Unidos (50%) lideraram, seguido pelo Reino Unido (43%) e França (37%).

Como as PMEs preparam a transição dos seus processos de papel para a digitalização, a maioria dessas empresas buscará as recomendações de especialistas. Apenas um em cada cinco entrevistados estão cientes das soluções “paper-free” existentes no mercado atualmente. O estudo mostra também que 47% dos participantes da pesquisa consultará vendedores de equipamentos de escritório; um entre quatro dos participantes irá buscar o seu revendedor de TI; e 37% procurará as fabricantes de produtos e soluções de TI.

“A mudança pode ser esmagadora para pequenas e médias empresas, mas há muitas maneiras de evoluir na direção certa”, disse a diretora de Marketing e Estratégia da Xerox, Cristiana Lannes. “À medida que as PMEs embarcam em sua jornada de entrada no mundo da digitalização, é importante entender como a tecnologia – tais como aplicações em impressoras e serviços de gestão de impressão – pode apoiar a sua visão e estratégia para alcançar a transformação digital de forma efetiva e com sucesso”

Prioridades definem as decisões de negócios

A pesquisa, realizada pela empresa independente de pesquisa de mercado Coleman Parkes Research, mostra o aumento da produtividade como uma prioridade para aspequenas e médias empresas, juntamente com o crescimento caminhando lado a lado com a redução dos custos de impressão. Outras descobertas incluem:

  • No geral, 28% relataram que estão bem avançados no que diz respeito à implementação de seus planos de digitalizar processos em papel, como as PMEs francesas(33%), que estão mais adiantados.
  • 41% das pequenas e médias empresas norte-americanas iniciaram há pouco seus planos para digitalizar processos, em comparação com a média, que acumula 37%.
  • 12% de todas pequenas e médias empresas estão de um a três anos distante desse tipo de implementação
Fonte:ipnews