Programa de educação bilíngue investe R$ 4 milhões em plataforma digital

13/11/2017 12:04

Nova ferramenta complementa o processo de aquisição de língua inglesa de forma lúdica e gameficada para aumentar o engajamento dos alunos por meio de aulas mais visuais e interativas.

Sempre em busca de inovação e técnicas modernas de aprendizagem, o Systemic –programa de educação bilíngue, acaba de investir R$ 4 milhões no desenvolvimento de uma plataforma digital. Em parceria com o governo de Alagoas, a empresa direcionou o investimento para a contratação de sete desenvolvedores de TI, além de equipamentos de ponta e outros materiais. Os novos recursos tecnológicos, além de complementarem de forma motivadora e lúdica o processo de aquisição da língua inglesa, também apoiarão o desenvolvimento pedagógico dos professores. A expectativa é de que a plataforma esteja totalmente disponível aos alunos a partir do segundo semestre de 2018.

De acordo com a diretora do Systemic, Vanessa Tenório, o uso da tecnologia é imperativo nos dias atuais e auxilia todo o ecossistema educacional. “Nosso grande objetivo é aprimorar as iniciativas pedagógicas e promover a inclusão digital. As funcionalidades da plataforma foram desenvolvidas para atender às necessidades de alunos e professores promovendo um aprendizado individualizado e colaborativo, além de um suporte personalizado”, ressalta.

Plataforma digital para alunos e professores

A nova plataforma digital traz benefícios diretos para os alunos por meio do conceito de “gameficação”. “Ao entrar na plataforma, que terá uma interface de jogo, o aluno poderá navegar e expandir seu vocabulário, por meio do conteúdo disponível em inglês. Dividido em fases, o jogo terá temas como o corpo humano, sistema solar, entre outros”, explica Fátima Tenório, diretora do Systemic.

Os alunos ganham uma ferramenta na qual podem realizar diversas atividades interativas, o que aumenta a motivação e o engajamento, e amplia o potencial de colaboração entre os próprios estudantes, permitindo a imersão em um ambiente muito mais lúdico e interessante, fora do contexto de sala de aula. Isso porque a plataforma possibilita que o aluno também jogue em casa, troque experiências com outros jogadores e, consequentemente, aumente a interação com a língua e o tempo de prática, fazendo com que aprenda mais rapidamente.

Para os professores, a plataforma proporcionará uma abordagem ativa e dinâmica para estimular ainda mais a criatividade em comparação aos modelos pedagógicos convencionais. Ao combinar o uso da educação tecnológica com as interações presenciais, os professores conseguem aplicar o conceito de aprendizagem híbrida, integrando as tecnologias digitais ao dia a dia da sala de aula.

O Systemic desenvolveu um sistema de monitoramento das aulas para auxiliar o desenvolvimento do professor, corrigindo rotas e orientando-os pedagogicamente. Por meio da plataforma, os especialistas do Systemic conseguem assistir às aulas ministradas, pausar a cena desejada, acrescentar comentários e orientações, capacitando o professor de maneira rápida e eficiente.

Fonte:ipnews