Prysmian deve produzir novo microcabo óptico 100% nacional

01/05/2015 15:51

Empresa conta com parceria da Embrapii e do CPqD, com investimento conjunto de R$ 3,5 milhões no projeto.

A Prysmian, em parceria com o CPqD e a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, gerenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), vai desenvolver um microcabo óptico nacional. O projeto começou há três meses e deve ter um investimento conjunto de R$ 3,5 milhões. Com o produto, a meta é facilitar a implantação de redes ópticas aéreas e subterrâneas. No segundo caso, a metodologia de instalação será por sopramento, vencendo lances de 2 km em média.

O microcabo deverá ser fabricado em diversos modelos, mas com no máximo 288 fibras por cabo. Comparado ao cabo óptico tradicional, a nova tecnologia trará uma redução de peso de 50% e cerca de 30% a 40% de diminuição em termos de dimensões. Ricardo Zandonay, gerente de Desenvolvimento e Tecnologia do CPqD, explica que a instalação subterrânea vai envolver valas de aproximadamente 3 cm de largura por 30 cm de profundidade no pavimento. “A instalação é rápida e a recuperação do pavimento é realizada após a acomodação do microduto”, acrescenta.

Apesar de não ser uma inovação brasileira -  a tecnologia já existe em outras partes do mundo – o projeto vai passar por adaptações. A informação é do diretor Comercial da Prysmian, Reinaldo Jeronymo. “As nossas condições de tração e deformação são bem diferentes. Não é apenas uma ‘tropicalização’. Você tem que mudar quase que completamente o desenho e as condições técnicas do microcabo”, diz. Jeronymo diz que ainda não há norma de certificação da Anatel, mas já existe um grupo de trabalho que está operando este requisito. A Prysmian espera que a normatização saia até o início do segundo semestre.

O projeto tem um cronograma de 18 meses e se encontra na segunda fase, o que envolve a criação do desenho viável do microcabo, cuja previsão de lançamento é o primeiro semestre de 2016.

 

 

Fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!