PSafe inibe mais 120 mil ameaças do Pokémon GO no Brasil

23/08/2016 09:02

Jogo de realidade virtual já tem trazido consequências desastrosas para alguns fãs do game.

Pokemen e hackerNessa segunda-feira, a PSafe compartilhou relatório onde revela que bloqueou mais de 120 mil ataques cibernéticos relacionados ao jogo de realidade aumentada. Ao todo, foram encontrados mais de 300 tipos de ameaças diferentes.

Apenas 11% dos apps relacionados ao Pokémon são legítimos, diz Trend Micro

Entre os principais registros feitos pela a empresa de segurança estão malwares, que fingem ser guias de como jogar; e buscadores de Pokémon, que prometem oferecer mais Pokéballs, Pokécoins, entre outros, para tentar inscrever o usuário em serviços de SMS pago, direcioná-lo para o download de outros apps.

Existe, inclusive, diversos apps falsos e maliciosos na Google Play com o mesmo nome do jogo verdadeiro, que tentam confundir o usuário.

De acordo com a PSafe, um dos vírus mais graves encontrados chega a “sequestrar” o smartphone do usuário. Com o mesmo nome do game, o vírus Pokémon.ScreenLocker solicita autorização de administrador para o usuário e bloqueia a tela do smartphone, impedindo que o usuário consiga acessar qualquer funcionalidade do aparelho. “Nem mesmo dar os comandos de desligar o celular é possível. A única forma é pagando um valor de “resgate” para o hacker. Após esse pagamento (valor depositado na conta do hacker), o celular é desbloqueado”, alerta a PSafe.

Como se prevenir

Para evitar cair nessas fraudes, a PSafe indica baixar somente aplicativos certificados, ou seja, de lojas oficiais como a Google Play. Ainda sim, é preciso conferir se o app é verdadeiro, lendo a descrição, checando comentários e desconfiar de aplicativos que prometem itens extras em jogos.

Também é preciso verificar as permissões dos aplicativos cada vez que eles são instalados, para ver o que exatamente um determinado app está pedindo para ter acesso.

Se um aplicativo de papel de parede ou jogo quer permissão para enviar SMS pago, desfrutar de internet ilimitada ou ter acesso de admin ao celular, é importante ficar com o pé atrás. Após a instalação, a lista de permissões é mostrada na tela e também há o link “Verificar Permissões” na parte inferior da página do app. Se um aplicativo suspeito já tiver sido instalado, é preciso em “Configurações”, “Aplicativos Habilitados” e desabilitar os que não deseja executar e que considera suspeitos.

E por fim, tenha senhas fortes, com caracteres que incluam letras minúsculas e maiúsculas e as altere de forma regular. Além disso, ter um antivírus certificado instalado no smartphone reforça a segurança do mesmo.

 

FOnte:ipnews