Rio 2016 teve a maior cobertura digital da história, afirma Atos

23/08/2016 08:58

Edição foi marcada por ser a primeira a utilizar à nuvem em serviços-chave.

rio-2016A Atos, fornecedora de serviços digitais e parceira de TI do Comitê Olímpico Internacional (COI), encerrou hoje a disponibilização de seus sistemas de TI para a olimpíada, utilizados para disponibilizar a transmissão dos jogos para todo o mundo. Com o fim da empreitada, a empresa afirma que a Rio 2016 alçou o evento para o maior da história em termos de cobertura digital.

Olimpíada 2016 será o evento mais digital da história, diz pesquisa

O destaque foi o uso da nuvem, conforme explica Elly Resende, diretor de tecnologia da Rio 2016, que foi utilizada pela primeira vez em nos Jogos Olímpicos de Verão para aplicações-chave, “incluindo o gerenciamento de mais de 300.000 credencias para toda a família Olímpica”.

Independente da modalidade esportiva, a divulgação mundial dos resultados aconteceu em menos de meio segundo. De acordo com a Atos, isso foi possível graças a maturidade da tecnologia móvel que permitiu à equipe de TI do COI transmitisse os resultados com mais rapidez, tanto online quanto pelos meios tradicionais, independentemente da plataforma e do local.

Para o presidente do COI, Thomas Bach, a tecnologia é essencial para o sucesso de cada edição dos Jogos Olímpicos. “Estamos satisfeitos em continuar contando com a Atos e sua vasta experiência em oferecer serviços de TI inovadores e impecáveis.”

Já Patrick Adiba, vice-presidente executivo, diretor comercial e CEO do grupo Atos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, diz que a Rio 2016 serviu como referência e como incubadora de inovação para as principais soluções que a empresa oferece.

Olimpíada alavanca negócios da AWS no Brasil

A TI da Rio 2016 em números:

  • Primeira vez que o Cloud é usado em Jogos Olímpicos de verão para hospedar o portal do voluntário, sistemas de credenciamento e trabalho voluntário – reduzindo custo e melhorando a eficiência
  • Número de novos esportes – Golfe e Rugby de sete. O Golfe, sozinho, gerou mais dados de resultado do que todos os outros esportes juntos
  • 37 é o número de locais de competição onde a Atos instalou e gerenciou a infraestrutura completa de TI para garantir que os eventos acontecessem dentro do cronograma
  • 400 é o número de incidentes de segurança de TI registrados por segundo (200 por segundo em Londres)
  • 300 mil é o número de credenciais processadas e ativadas usando o sistema de TI da Atos (aumento de 20% desde Londres 2012)
  • Mais de 100 milhões é o número de mensagens enviadas para a mídia compartilhar os dados e resultados em tempo real sobre todos os 42 esportes Olímpicos e 306 eventos (aumento de 58,8 milhões desde Londres 2012)
Fonte:Ipnews