Rio terá banco de dados único sobre serviços de saúde no estado

09/04/2015 12:40

Objetivo é orientar os órgãos de saúde a melhorar o atendimento no sistema público e identificar os setores que mais necessitam de investimentos.

O estado do Rio de Janeiro terá um único banco de dados com informações sobre hospitais, médicos, leitos, centros cirúrgicos, Unidades de Tratamento Intensivo e equipamentos disponíveis nas redes de saúde federal, estadual e municipais.

Avanço do big data é lento, aponta estudo

A iniciativa surgiu da Rede de Controle da Gestão Pública no Estado do Rio de Janeiro e o sistema faz parte do Pacto pela Regulação do Acesso aos Serviços de Saúde – PRA Saúde – assinado na  terça-feira (7) por representantes dos 12 órgãos de fiscalização federais, estaduais e municipais que integram a rede.

O objetivo é orientar os órgãos de saúde a melhorar o atendimento no sistema público e identificar os setores que mais necessitam de investimentos.Durante o evento que ocorreu na sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), o presidente da Casa, Jonas Lopes de Carvalho Junior, informou que a expectativa da rede é que o sistema já esteja disponível durante as Olimpíadas de 2016, e que o Rio tenha um sistema de acesso à saúde mais efetivo até lá.

A partir de maio, os 91 municípios fluminenses, a secretaria de saúde do estado e as unidades federais de saúde serão instados a dimensionar as reais ofertas e a exibir essa capacidade no sistema que será disponibilizado no site do respectivo órgão controlador. As informações estarão disponíveis para o público em geral.

Um dos elaboradores do sistema, o secretário-geral de controle externo do TCE-RJ, Carlos Roberto Leal, explicou que o intuito da rede é que, futuramente, os três níveis de governo tenham um sistema único de regulação do acesso aos serviços de saúde.

Dados do TCE-RJ apontam que cerca de 4 mil pessoas morrem no estado por ano devido à insuficiência no atendimento. O Rio de Janeiro possui 157 hospitais (96 municipais, 38 estaduais, e 23 federais), com 26,1 mil leitos, segundo o cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde.

 

Fonte:ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!