Samsung e Anprotec anunciam startups selecionadas para programa de incentivo à inovação

21/10/2016 10:30

2ª rodada do Programa tem 10 incubadoras e 13 empresas selecionadas, que receberão investimentos e mentoria de profissionais brasileiros e estrangeiros.

StartupStartups de diferentes cidades brasileiras foram selecionadas para a segunda etapa do Programa de Promoção da Economia Criativa, resultado de uma parceria entre Samsung, Anprotec e CCEI Daegu – Centro de Economia Criativa e Inovação da Coreia do Sul. O anúncio do resultado ocorreu no dia 18 de outubro, durante a 26ª Conferência Anprotec, um dos maiores eventos de empreendedorismo inovador do mundo.

A partir de novembro, as startups selecionadas poderão se instalar, por um período de nove meses, em uma das incubadoras que integram o programa. Os projetos escolhidos podem receber investimentos de até R$ 250 mil, além de infraestrutura física, metodologia de incubação e oportunidades de mentoria. Além disso, serão oferecidos treinamentos focados na criação de empreendimentos inovadores, inspirados no Modelo Coreano de Cultura de Economia Criativa, desenvolvido na Coreia do Sul pelo CCEI Daegu.

Cerca de 300 empresas se candidataram a esta edição do programa. Entre as selecionadas estão empreendimentos de todas as regiões do Brasil distribuídos em áreas como realidade virtual, saúde digital, educação digital, bem-estar, wearables, convergência, e Internet das Coisas (IoT). O programa visa fomentar a cultura do empreendedorismo inovador e a geração de negócios de alto impacto, além de habilitar as participantes para operar suas atividades propostas.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado dessa segunda rodada. Parabenizamos a todos os selecionados, que eles tenham sabedoria para tirar proveito das conexões e oportunidades decorrentes dessa seleção”, afirma o presidente da Anprotec, Jorge Audy. “A Anprotec fica particularmente feliz com a abrangência das empresas. Ampliamos o número de inscrições e tivemos a felicidade de inserir empresas da Região Norte, o que permite uma cobertura nacional mais interessante para o projeto”, acrescenta.

Antonio Marcon, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Samsung e coordenador nacional do programa, destaca que “o número de startups que se candidataram ao programa triplicou desde a primeira edição. Esse crescimento reflete o amadurecimento do ecossistema brasileiro de empreendedorismo inovador. A capilaridade e a abrangência nacional do programa levam oportunidades para empreendedores além dos grandes centros nacionais, onde também encontramos um estoque significativo de pessoas qualificadas e excelentes projetos inovadores”.

Conheça os participantes selecionados:

Incubadoras de empresas que apoiarão os projetos selecionados:

– Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI) – (GO).

– Centro Empresarial para laboração de tecnologias avançadas (CELTA) – (SC).

– Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas (InUEA) – (AM).

– Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo (CIETEC) – (SP).

– Incubadora Fumsoft (MG).

– Incubadora Tecnológica de Campina Grande – (ITCG) – (PB).

– Instituto Gênesis da PUC-Rio – (RJ).

– MIDI Tecnológico (SC).

– RAIAR – Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS (RS).

– Supera – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – (SP).

Startups / Empreendimentos selecionados – Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul

– Phelcom – (Phelcom Technologies Ltda)

– ovSmart – (BioSmart Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Ltda – ME)

– EasyGlic – (Easythings Serviços em Tecnologia Ltda – ME)

– Pixcube – (Numero UNO LTDA ¬- ME)

– BemVendi – (PraVender Ltda – EPP)

– Meu Plano – (Thruee Technology Sistemas Ltda – ME)

– Quanto Gastei – (Sales Tecnologia da Informação Ltda – ME)

– Flip – (Flip Tecnologias Educacionais Ltda – ME)

– StratosPhoto – (StratosPhoto do Brasil Produções Fotográficas Ltda – ME)

– Cubee – (Arquibancada Sol Filmes Eireli – ME)

 

Startups / Empreendimentos selecionados – Região Norte

– Treevia – (Treevia Serviços de Engenharia Ltda – ME)

– Evobooks – (Evo Digital Media Consultoria e Tecnologia Ltda)

– FlyingSaci – (Flying Saci Desenvolvimento de Softwares de Games Ltda – ME)

O Programa

Em abril de 2015, um Memorando de Intenções foi assinado pela Anprotec, Samsung e CCEI-Daegu, prevendo a cooperação e coordenação para implementação do Modelo Coreano de Cultura de Economia Criativa. Por meio desse acordo, a Associação, com apoio da Samsung, tornou-se a executora do Programa de Promoção da Economia Criativa para o território brasileiro.

No âmbito do Programa, a Anprotec é responsável por desenvolver atividades de capacitação, articulação de políticas públicas e geração de conhecimento em inovação e empreendedorismo para seus associados. A Samsung, por sua vez, provê suporte como facilitadora das comunicações entre a Anprotec e o CCEI, identifica e recomenda projetos para participarem do Programa e contribui para a colaboração com as startups inovadoras. Os planos da empresa preveem investimentos de US$ 5 milhões na iniciativa pelo período de cinco anos.

Na primeira rodada do Programa, 106 startups se candidataram e oito foram selecionadas para acelerar seus projetos durante seis meses, por meio de atividades intensivas em mentoria, capacitação e apoio financeiro.

Fonte:Ipnews