Smartphones lideram na escolha por plataforma de jogos, destaca pesquisa

07/03/2015 15:29

Pesquisa elaborada com gamers aponta preferência dos smartphones pelos consoles e até os notebooks - formas de lazer mais frequentes do que o esporte entre os jovens.

O número de jovens que prefere videogame ao esporte atingiu a marca de 92,7%, conforme levantamento da Pesquisa Game Brasil 2015. A Pesquisa, realizada em 25 Estados e o Distrito Federal, contou com a participação de 909 respondentes, na faixa etária de 24 a 34 anos.

O levantamento Pesquisa Game Brasil 2015 aponta que a escolha por esportes está em última colocação entre cinco modalidades de lazer, com apenas 86,7% de adeptos. Em primeiro lugar, 96,3% dos entrevistados afirmou sair com os amigos, seguido de números semelhantes no gosto pelo cinema e pelas redes sociais, deixando o videogame em quarta posição, com 92,7%.

Ainda de acordo com a pesquisa, o gamer brasileiro não é fiel a um único videogame – 78,6% utilizam mais de um dispositivo para jogar, com preferência de 82,8% para smartphones, ultrapassando os computadores e notebooks, que mantinham liderança em 2013. Os tablets também ganharam espaço e aparecem com 37,4%, resultado também acima do ano passado. A novidade ficou para as Smart TVs, que já aparecem no repertório de 6,1% dos gamers.

“O mercado mobile se consolida como a maior plataforma de jogos, porém a barreira da compra continua sendo o maior desafio para quem desenvolve, uma vez que 75% das pessoas só fazem downloads gratuitos", reforça Guilherme Camargo, Sócio e CEO da Sioux, empresa desenvolvedora de games.

Outro fato interessante divulgado pela pesquisa foi a parcela de mulheres entre os gamers. Em 2013, elas representavam 41% do total. Já esse ano, o número subiu para 47,1%. "Apesar de toda a popularidade da categoria games em ambos sexos e idades, apenas 9,3% se consideram ‘gamers de verdade’, uma vez que a grande maioria joga como forma de entretenimento casual", conclui Camargo.

Crianças e adolescentes usam internet para jogar e contatar amigos

Pesquisa Game Brasil 2015

A Pesquisa Game Brasil 2015 foi realizada pela Sioux e pela Blend New Research, empresa de pesquisa especializada em consumo, e é a nova leitura de campo que traça o perfil do gamer brasileiro. Em 2013, a primeira versão realizada em parceria com o Núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM trouxe uma abordagem abrangente dos hábitos de consumo focado principalmente no segmento mobile.

Para a nova pesquisa houve uma ampliação nos segmentos, que agora abrange não apenas mobile (smartphones e tablets) como também consoles e computadores, além de novos temas como o comportamento de pais e filhos em relação ao uso de jogos nos momentos de lazer. O estudo, realizado em 25 Estados e o Distrito Federal, contou com a participação de 909 respondentes, na faixa etária de 24 a 34 anos.

“O mercado mobile se consolida como a maior plataforma de jogos, porém a barreira da compra continua sendo o maior desafio para quem desenvolve, uma vez que 75% das pessoas só fazem downloads gratuitos", conclui Camargo.

 

Fonte:Ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!