Solução analisa dados de assinantes para operadoras móveis

13/08/2016 17:48

Intuito é otimizar dinamicamente a visibilidade das redes móveis.

analise de dadosA Viavi Solutions e a Brocade anunciaram uma ferramenta conjunta que permite que operadoras móveis capturem e analisem dados de assinantes para resolver rapidamente problemas na qualidade de experiência (QoE). A primeira solução do tipo para a indústria, o xSIGHT Targeted Subscriber Search (TSS) informa ao Brocade Packet Broker e Brocade Session Director para filtrar e entregar tráfico segmentado de assinantes para que apenas os dados necessários para a solução do problema de experiência do consumidor seja encaminhado para o xSIGHT TSS. Além de reduzir de forma significativa o tempo de resolução de problemas de QoE, a solução permite que operadoras móveis abram oportunidades para novos serviços de valor agregado.

A Viavi e a Brocade desenvolveram essa solução altamente escalável para otimizar dinamicamente a visibilidade de redes móveis. A solução conjunta está em produção nos EUA em uma operadora móvel Tier-1 para ajudá-los a prover melhor Qoe para seus assinantes e permitir novos serviços premium.

Conforme os assinantes aumentam o uso da rede por meio de aplicações e dispositivos mais diversos, as condições ótimas para QoE se tornam mais complexas e imprevisíveis. Operadoras móveis estão tentando melhorar a experiência do assinante ao alocar recursos de rede baseados em requerimentos específicos de aplicações. Isso requer rápida análise de performance de rede e QoE do assinante.

O xSIGHT TSS e Brocade Packet Broker oferecem eficiência operacional ao focar em assinantes específicos – por exemplo, VIPs ou clients corporativos que estão sob SLAs — e capturando e correlacionando o tráfego de controle e de usuário, em uma escala aplicável a redes móveis Tier-1. Ao reduzir o tempo médio gasto coletando fim a fim o tráfego de usuários em um período de horas para minutos, o xSIGHT TSS e o Brocade Packet Broker podem economizar para operadoras dezenas de milhares de horas de trabalho por ano.

O xSIGHT é parte do portfólio da Viavi para garantia de experiência de usuário incluindo plataformas de analytics alimentadas por agentes distribuídos pela rede. Os agentes analisam de forma passiva o tráfego em tempo real, constroem métricas de rede e performance de aplicações e seletivamente armazenam tráfego para solução de problemas. O xSIGHT TSS é um agente que pode ser programado para capturar todo tráfego de controle e de usuário para assinantes definidos pelo provedor de serviços.

O Brocade Packet Broker ajuda a escalar a capacidade da solução xSIGHT para milhares de assinantes requisitados dinamicamente pela TSS, com programabilidade de todas as regras dinâmicas e filtros com menos de 1 milisegundo de latência, um requerimento essencial para os provedores de redes móveis de hoje.

“Conforme as operadoras móveis mapeiam o caminho para o 5G e re-arquitetam suas redes para redes baseadas em software, virtualizadas, e com arquiteturas New-IP, sua visibilidade e infraestrutura de analytics precisam seguir o exemplo,” diz Kevin Shatzkamer, CTO de redes móveis da Brocade. “Com soluções da Brocade e Viavi, assinantes móveis podem se tranquilizar que as redes são monitoradas, indicadores de performance chave são medidos, e os acordos de nível de serviço irão alcançar sua crescente necessidade por comunicações móveis de confiança. Isso permite que as operadoras gerenciam de maneira eficiente o consumo de internet e serviços de vídeo além de conexões de Internet das coisas (IoT) e máquina à máquina (M2M).”

“O tráfego de rede está levando provedores de serviços móveis aos limites da tecnologia e capacidade humana, e eles estão buscando eficiência para maximizar a produtividade de seus recursos,” disse Sameh Yamany, CTO da Viavi Solutions. “Para se manter à frente dos desafios que se agravam dessa indústria, se torna cada vez mais essencial uma abordagem de ecossistema. Estamos felizes em colaborar com a Brocade nessa implementação de sucesso com uma das maiores operadoras do mundo.”

 

Fonte:ipnews