Solução monitora emissão de notas fiscais para cada CNPJ

29/08/2016 08:44

Empresa de software de gestão empresarial lança recebimento automático de XML.

Nota fiscalA Rede Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial (ERP, CRM, RH, PDV, BPM, Mobile e BI), lança a funcionalidade de recebimento automático de XML em sua solução e não depende mais das pessoas para atualizar as notas fiscais no sistema. A nova solução permite aos clientes baixar ou capturar todos os arquivos XMLs emitidos contra o seu CNPJ, possibilitando em tempo real a verificação das operações realizadas para a sua empresa, otimizando o processo e aumentando a produtividade.

O intuito da nova ferramenta é monitorar todas as notas fiscais emitidas para os CNPJs cadastrados, possibilitando ao cliente o conhecimento de todas as operações da companhia. De acordo com o Analista de Negócios da Cigam, Éder Gnoatto, a funcionalidade é imprescindível para ampliar a eficiência e o controle das rotinas, automatizando processos e mantendo a conformidade com as obrigações fiscais.

“A nova funcionalidade traz produtividade também para o fornecedor do nosso cliente, uma vez que antes mesmo da mercadoria sair da empresa, o comprador poderá informar qualquer irregularidade, como preço, quantidade e até mesmo, as condições de pagamento, evitando assim que esta mercadoria seja devolvida, ocasionando custos de logística”, salienta Gnoatto.

O sistema funciona assim:  o cliente emite ordem de compra que chega ao fornecedor. Este separa a mercadoria e realiza a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) à Secretária da Fazenda (Sefaz). Enquanto isso, o produto sai do estoque do fornecedor e o ERP CIGAM já capturou o arquivo XML, possibilitando a conferência por parte do cliente.

A solução é dividida em 3 partes: a primeira baixa os arquivos diretamente da SEFAZ; a segunda possibilita verificar os dados antes de realizar qualquer importação no CIGAM; e a terceira possibilita a geração do manifesto, a inclusão da empresa automaticamente e a importação do documento gerando uma pré-nota.

“Após baixados os arquivos, eles ficam disponíveis em seus repositórios para que o operador possa verificar as informações que constam na nota emitida pelo seu fornecedor. Neste momento, torna-se possível o manifesto de reconhecimento desta informação, que evitará um possível cancelamento por parte do fornecedor, garantindo que o aproveitamento de crédito possa ser feito por parte da empresa”, explica Gnoatto.

Na importação desde arquivo, o cliente pode optar por utilizar o cálculo de impostos de acordo com as parametrizações feitas no ERP Cigam; de buscar todos os dados exatamente conforme o XML; ou buscar as incidências do ERP Cigam e as alíquotas e valores do XML, tudo em conformidade com obrigações tributárias.

A próxima fase desta solução, com previsão ainda para este ano, fornecerá dados estatísticos para que os gestores possam acompanhar visualmente a quantidade de documentos emitidos para suas empresas, que poderiam não ser de seu conhecimento, ou ainda, documentos cancelados que já haviam sido importados e que permitiram aproveitamento de impostos.  Fornecendo maior confiabilidade e segurança quanto às transações fiscais realizadas pela empresa.

 

Fonte:Ipnews