SUS usará biometria para identificar pacientes

19/08/2016 13:03

Ministro da Saúde acredita que tecnologia irá melhorar o serviço público de saúde.

BiometriaO Ministério da Saúde vai utilizar biometria para identificar pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O acordo foi fechado nesta terça-feira (16/8) entre a pasta e a Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento. O projeto piloto deverá começar nos serviços ofertados pela atenção básica no ano que vem.

O Ministério da Saúde será o primeiro órgão da administração pública federal a utilizar os serviços de biometria e a tecnologia proporcionará maior segurança no registro e acesso de informações dos cidadãos, além de contribuir para evitar fraudes. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também participa da iniciativa, fornecendo dados para garantir a identificação dos usuários do SUS.

Cinco benefícios do controle de acesso por biometria

Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, este será um importante passo para o aperfeiçoamento dos sistemas em saúde. “Estamos fazendo um esforço enorme para acelerar a informatização no SUS, que é uma prioridade na minha gestão. Estamos conseguindo a adesão de muitos parceiros e não tenho dúvidas de que irá melhorar os serviços de saúde”, avalia.

Ainda segundo o ministro, a biometria irá permitir a disponibilização segura do prontuário eletrônico do paciente, já iniciado a partir do Cartão SUS – identidade do cidadão no acesso aos serviços de saúde público e privados.

O uso da biometria para identificar cidadãos nos bancos de dados ou em serviços públicos faz parte de uma política de governo para aperfeiçoar os programas sociais a partir de uma parceria com o TSE para utilização da base biométrica.

 
 
 
Fonte:Ipnews