Tecnologia pode revolucionar a computação e acabar com ataques hackers

07/03/2015 17:42

Os computadores que conhecemos hoje podem mudar para sempre com o desenvolvimento da mecânica quântica, mais especificamente o chamado entrelaçamento quântico. A tecnologia está se desenvolvendo bem e promete tornar os computadores mais seguros contra ataques hackers e aumentar significativamente a capacidade de informações guardadas. Mas o que é essa tal de mecânica quântica? O TechTudo explica pra você e já adianta: o futuro está cada vez mais próximo. 

Impressora 3D promete ser a mais rápida a criar objetos grandes em casa

Entrelaçamento quântico é fenômeno que liga duas partículas afastadas e pode ajudar a criar computadores à prova de hackers(Foto: Reprodução/Optics Infobase)Entrelaçamento quântico é fenômeno que liga duas partículas afastadas e pode ajudar a criar computadores à prova de hackers(Foto: Reprodução/Optics Infobase)

O entrelaçamento quântico é um fenômeno da mecânica quântica que ocorre quando duas partículas ou mais, como dois elétrons, conseguem se comunicar mesmo estando distantes uma da outra. A ligação entre esse dois objetos é tão forte que eles se comunicam e interferem no funcionamento um do outro mesmo que estejam separados por milhões de ano luz. Mas como isso altera a computação que conhecemos atualmente? 

O que pesquisadores defendem é que essa tecnologia abrirá portas para uma nova geração de computadores mais rápidos e seguros do que nunca. Uma rede com computadores quânticos permite guardar muito mais informações do que atualmente é possível usando um chip de silício e, ainda, impossível de ser hackeada. Isso porque, por natureza, os fenômenos quânticos são alterados quando algo externo interfere – na prática, a ação de um hacker sobre um dado protegido alteraria, instantaneamente, toda a estrutura da comunicação, mantendo a informação a salvo.

Com a tecnologia de hoje, só é possível garantir esse nível de segurança entre duas máquinas. Mas, a Toshiba já está desenvolvendo uma rede capaz de suportar até 64 computadores conectados e protegidos quanticamente. Além disso, este ano, cientistas italianos foram capazes de diminuir consideravelmente o tamanho do material necessário para realizar o entrelaçamento de partículas de luz em um computador, resolvendo um dos entraves para o uso da tecnologia quântica no dia a dia.

Usando um anel de silício com apenas 20 mícrons de diâmetro, os pesquisadores conseguiram entrelaçar fótons e usar o fenômeno para armazenar informação com sucesso. Não é difícil de imaginar, portanto, que nossos computadores sejam todos quânticos e à prova de criminosos virtuais no futuro.

Via Gizmodo


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!