Telefónica adotará o HP OpenNFV para modernizar infraestrutura da rede

07/03/2015 15:29

A HP atuará como fornecedora de tecnologia e integradora de sistemas para a UNICA, base da estratégia global de NFV e SDN da Telefónica

A HP foi escolhida para ser a fornecedora de tecnologia e a integradora de sistemas de Infraestrutura de Virtualização da Telefônica. O Projeto ÚNICA, como foi classificado, contará com uma implementação completa de plataformas HP OpenNFV, incluindo servidores, softwares, orquestração e tecnologias de rede. Em adição, a empresa terá acesso aos serviços e informações da HP Helion OpenStack, desenvolvido para auxiliar as operadoras.

Telefônica|Vivo investe R$ 120 mi em data center para suportar novos serviços

A iniciativa UNICA da Telefónica marca uma mudança de padrão de como as redes de telecomunicações são projetadas e instaladas a partir da adoção das tecnologias de virtualização existentes. O projeto concentra-se na extração do máximo de benefícios da virtualização de funções de rede (NFV), de redes definidas por software (SDN) e tecnologias de nuvem.

A iniciativa envolve a mudança de silos proprietários “verticais” para uma arquitetura aberta unificada “horizontal”, trazendo os futuros recursos aprimorados de gerenciamento e orquestração (MANO) centralizados e recursos de hardware compartilhados entre serviços, reduzindo significativamente os custos operacionais.

“Para a Telefónica, a UNICA é apenas o primeiro passo para uma visão ampla e ambiciosa, que resulta na melhor experiência para nossos clientes. Começamos com a HP não apenas uma nova forma de implantar redes, mas, além disso, uma nova forma de implantar serviços totalmente baseados em nuvem”, diz Enrique Blanco, CTO global da Telefónica.

A adoção de NFV vai trazer maior agilidade à Telefónica para introduzir e fazer a replicação de novos serviços, além de acelerar o processo de atualizar a rede – as atualizações serão possíveis em horas, ou até minutos, já que os serviços não estão vinculados a dispositivos físicos. Antes, essas atualizações poderiam durar meses.

Ao mesmo tempo, a Telefónica utilizará a UNICA para implantar novos serviços com base em nuvem e para migrar serviços virtualizados atuais, em uma transformação inédita de gerenciamento interno.

HP OpenNFV

A abordagem da HP para a NFV é criada em torno de padrões, totalmente direcionada à abertura da plataforma. Um dos principais benefícios dessa metodologia é a capacidade de possibilitar que outros fornecedores de ecossistemas de telecomunicações introduzam inovações sobre a plataforma HP OpenNFV, incluindo fornecedores de equipamentos de rede (NEPs), desenvolvedores independentes de software (ISVs) e integradores de sistemas (SIs). Isso permite que as operadoras escolham componentes que melhor atendam a suas necessidades.

 

Fonte:Ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!