Testes revelam falha de segurança em firewalls

30/04/2015 09:29

Proteste avaliou 12 software de Internet Security pagos e quatro antivirus gratuitos e constatou falhas na proteção. Conheça os sistemas testados.

A Proteste Associação de Consumidores testou 12 pacotes de Internet Security pagos e quatro antivírus gratuitos e constatou que muitos destes programas falham na proteção por firewall. Entre os produtos pagos, cinco foram avaliados como ruins: Avira, F-Secure Safe, Kaspersky, Panda e Trend Micro; e três antivírus gratuitos: Avira, AVG e Microsoft Windows 8.1.

Credibilidade é fator decisivo na escolha do Firewall

No teste que avaliou a proteção de páginas de internet infectadas, quatro pacotes pagos tiveram desempenho fraco: Avira, Avast!, F-Secure Safe, G Data e Panda. E todos os antivírus gratuitos foram avaliados como ruins ou fracos neste item.

O Microsoft Windows 8.1 obteve o pior desempenho contra roubo de senhas (phishing), com zero de eficiência. O mesmo programa também foi o mais mal avaliado na proteção contra a entrada de arquivos infectados (malware), com 36,1% de eficiência. Entre os pacotes pagos, o Avira apresentou o menor nível na proteção contra phishing, com 22,2%; e o Panda na proteção contra malware, com 40,8%. Ou seja, estes programas não protegem o computador em compras online ou transações financeiras, por exemplo.

A capacidade dos produtos em identificar ameaças off-line foi preocupante. Apenas o G Data e Kaspersky foram considerados bons na identificação de vírus quando o computador não está conectado à Internet, com 99,17% e 96,03% de eficiência, respectivamente.

No teste que avaliou o tempo de reconhecimento e remoção de vírus, o Panda foi o mais lento (8 horas), seguido pelo Trend Micro (7 dias em 22 horas) e pelo McAfee (7 dias e 2 horas).

O Trend Micro e a versão gratuita do Avira fazem a varredura dos documentos no computador somente após sua completa instalação. O Bitdefender foi o único programa a fazer o scan antes da instalação.

Os 12 pacotes de Internet Security pagos avaliados foram: Avast! AVG, Avira, Bitdefender, Eset, F-Secure Safe, G Data, Kaspersky, McAfee, Norton, Panda e Trend Micro. E os quatro antivírus gratuitos foram: Avast! Free Antivírus 2015, AVG Antivírus Free 2015, Avira Free Antivírus 2015 e Microsoft Windows 8.1. Foram avaliadas a eficiência na identificação e eliminação de arquivos maliciosos, bem como a capacidade de prevenção contra a entrada de novos vírus.

 

Fonte:Ipnews


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!