TJAM investe R$ 4 mi em solução Nutanix e diminui indisponibilidade em 40%

06/10/2016 09:52

Tribunal de Justiça aumentou capacidade de processamento e armazenamento de dados com hiperconvergência.

data-center-nutanixEm 2011, o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) alcançou a totalidade dos processos judiciais em ambiente digital. Se por um lado o órgão da enorme quantidade de papéis, por outro passou a sofrer com elevados períodos de indisponibilidade de seus sistemas, atrapalhando a prestação de serviços à população. Ao perceber a necessidade de ampliar sua infraestrutura para aumentar a capacidade de processamento e armazenamento de dados, além de garantir alta disponibilidade, o tribunal investiu, no ano passado, R$ 4 milhões na tecnologia hiperconvergente da Nutanix.

Como de praxe em instituições públicas, o TJAM realizou um processo licitatório e a vencedora foi a integradora Servix, que concorreu com a solução Nutanix. A partir da conclusão da licitação, a execução do projeto como um todo ocorreu entre maio e outubro de 2015, com a operação de quatro blocos Nutanix 6000 já em setembro, sendo o último mês reservado a treinamentos.

Ascenty vai construir cinco data centers no Brasil até 2017

A nova tecnologia permitiu redução de 40% nos períodos de indisponibilidade do sistema de gestão processual e 28% em ocorrências de Helpdesk, afirma Thiago Franco, diretor de TI do TJAM. “Esses índices são importantes, o primeiro por reduzir o período de ociosidade do servidor público e de espera do cidadão, e o segundo por não tomar muito tempo do nosso time de suporte. São números até três vezes superiores aos dos concorrentes”, complementa.

Os equipamentos adquiridos foram instalados em um dos quatro bancos de dados do órgão, localizado em Manaus e utilizado pelos sistemas do 2° Grau, e trouxeram diminuição de consumo de energia elétrica e otimização do espaço físico. Esses benefícios puderam ser obtidos graças a característica da solução da Nutanix, que concentra os recursos de processamento e armazenamento na mesma plataforma e diminui o número de hardwares adquiridos.

“Isso nos permite uma simplificação do processo de gestão do ambiente de data center, alta disponibilidade e ganho na capacidade de processamento se comparado às soluções tradicionais”, diz Franco. “A melhoria para o usuário final também foi significativa, visto a garantia de acessibilidade aos sistemas.”

Durante este primeiro ano de uso da solução, foi registrado um incidente que o diretor de TI explica ter sido ocasionado por uma falha do disco de hardware, que não atualizou o firmware. “Foi uma ocorrência dentro do SLA proposto e ficamos apenas uma hora indisponíveis”, afirma Franco. “Pelo que me lembro, a própria Servix nos acionou relatando o problema, o que agilizou a solução do problema.”

Nutanix apresenta em SP novas estratégias de serviços de TI

Os próximos passos agora serão a atualização da infraestrutura dos outros três bancos de dados. Segundo o executivo, a contratação de mais quatro blocos Nutanix 6000 já foi iniciada e deve ser finalizada ainda em 2016 e a migração está prevista para até o final de 2017. “Nosso suporte dos equipamentos legados acaba em março do ano que vem e vamos aproveitar para atualizar todo o data center. A expectativa é de resultados semelhantes aos obtidos com a implantação no banco do 2° Grau já a partir do segundo semestre de 2017”, encerra Franco.

 

FOnte:Ipnews