Trabalho remoto expõe empresas ao risco de ataques cibernéticos

25/11/2016 10:34

Pesquisa aponta que a maioria dos ambientes de trabalho não está pronta para as ameaças cibernéticas de próxima geração, como técnicas de phishing.

ataquesA Dimension Data a divulgou  os resultados do relatório Securing Workspaces for Tomorrow, realizado em parceria com a Frost & Sullivan, empresa global de pesquisa de mercado, sob encomenda da Dimension Data. O relatório examina a necessidade das organizações de se transformarem para permitir aos funcionários trabalharem remotamente, em casa, espaços públicos, em clientes ou até mesmo durante viagens.

5 dicas para não cair em golpes Black Friday

De fato, empresas que falham em oferecer um ambiente flexível, autônomo e criativo correm o risco de não atraírem e reterem a próxima geração de talentos. Entretanto, como aponta a pesquisa, a maioria dos ambientes de trabalho não está pronta para as ameaças cibernéticas de próxima geração, como técnicas de phishing (e-mails altamente direcionados a alvos específicos imbuídos de malwares), ataques de dia zero, entre outros.

O relatório explora como colaboradores em todo o mundo estão demandando mais mobilidade nos ambientes de trabalho, com a flexibilidade de estarem em qualquer lugar, a qualquer hora, em qualquer dispositivo, a fim de se tornarem mais produtivos e alcançarem equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Matthew Gyde, executivo de segurança da Dimension Data, afirma que, “o acesso à internet de qualquer lugar, aumenta a vulnerabilidade do ambiente corporativo, pois o usuário pode não ter o mesmo nível de segurança que teriam dentro de um perímetro controlado”.

Atualmente, os usuários de tecnologias móveis utilizam em média quatro dispositivos por dia, número que aumentará para cinco nos próximos quatro anos. Até 2020, segundo a Frost & Sullivan, mais de 1,5 bilhão de pessoas trabalharão fora dos escritórios.

Outro dado importante é que até 2025, a força de trabalho global atingirá 3,85 bilhões de pessoas, dos quais 50% dos funcionários serão da geração milllennia, que possuem conhecimento considerável sobre tecnologias e consideram o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal como ‘altamente importante’ quando avaliam as oportunidades de emprego.

De acordo com Tony Walt, Dimension Data Group Executive para End-user Computing, “O ambiente de trabalho móvel funcional permite aos funcionários acessar aplicações corporativas e informações de qualquer lugar, seja no escritório central da empresa, em filiais, no cliente, em casa, ou enquanto viaja. Este aumento na colaboração liderará a inovação e ajudará as organizações a garantirem um diferencial competitivo. Como resultado, a mobilidade não é só uma questão de preferência, mas uma necessidade que introduzirá complexidade no que se refere à manutenção dos ‘ambientes de trabalho protegidos para o futuro'”.

Matthew Gyde cita os representantes de vendas como um bom exemplo. “Um representante de vendas usando um dispositivo móvel como um iPad ou um smartphone, poderia acessar sem saber um link malicioso ao utilizar uma rede sem fio desprotegida, resultando no download de um ransomware que irá criptografar seus arquivos horas antes da apresentação para um cliente”.

À medida que mais empresas planejam criar ambientes de trabalho para o futuro e aproveitar os benefícios da mobilidade nos processos corporativos, que alavancam plataformas em nuvem, há uma necessidade maior /de implementar medidas apropriadas para proteger as informações, infraestruturas, aplicações e usuários, onde quer que eles estejam. Os dispositivos, ambientes, aplicações e tecnologias emergentes, todos conectados à Internet, tem potencial para abrir caminhos para criminosos cibernéticos explorarem as vulnerabilidades do novo local de trabalho.

“Ao mesmo tempo em que a mobilidade possui um potencial para mudar os negócios, ela expõem os funcionários a riscos de segurança e vulnerabilidades, já que eles não estão protegidos pelos níveis de segurança corporativa. Além do mais, as empresas estão cada vez mais permitindo dispositivos pessoais – ou BringYour Own Device (BYOD) – dentro dos locais de trabalho, aumentando o risco de vazamento de dados devido à falta de controle ou visibilidade dentro desses dispositivos, ou no acesso à rede da empresa no caso dodispositivo ser perdido ou roubado”, complete Gyde.

 

Fonte:Ipnews