USP e Samsung oferecem programa de capacitação para startups

08/09/2016 11:04

Iniciativa fornece certificado válido como curso de atualização emitido pela Universidade de São Paulo.

StartupO Ocean USP, uma parceria entre a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a Samsung inicia a quinta edição do programa de pré-aceleração de startups, chamado “Incentivo ao Empreendedorismo em Ambiente de Tecnologias Digitais Móveis”, ou “Intensivo #5”, que terá duração de 17 semanas e capacitará dez equipes formadas por três a cinco pessoas.

O programa, que oferecerá atividades presenciais de segunda à quinta-feira, será concluído em 21 de dezembro deste ano. Durante esse período, as empresas passarão por treinamentos e mentorias e assistirão a palestras sobre negócios, experiência de usuário (UX) e tecnologia. As atividades programadas serão ministradas por professores da USP, funcionários da Samsung e parceiros. Ao final do ciclo de pré-aceleração, a própria Poli emitirá o certificado válido como curso de atualização, novidade para essa edição do programa.

Mercado brasileiro ainda desconhece potencial das startups, avalia diretor do Cubo

“Nosso programa vai ao encontro dos objetivos da Samsung, que estabeleceu a parceria com a USP justamente para estar mais próxima à comunidade acadêmica e fomentar o surgimento de tendências que possam ter impacto no mercado consumidor nos próximos anos”, explica Guilherme Selber, gerente de Inovação da Samsung Electronics para a América Latina.

Davi Nakano, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP e um dos coordenadores do Ocean USP, celebra a realização do Intensivo #5: “Promover, no próprio espaço, um ciclo de pré-aceleração de startups é a prova de que estamos conseguindo oferecer uma plataforma para agregar competências, pessoas e projetos, estando sempre abertos à comunidade”.

Experiência de quem já participou 

Para Manoel Neto, do Heroes, que participou do Intensivo #2, “esse é o tipo de programa que precisa ser replicado pelo mundo todo, pois tivemos a oportunidade de testar nossas ideias, encontrar novas alternativas para alcançar nossos objetivos, obter novas experiências e conhecimentos, sempre com o apoio de um time muito seleto de mentores e palestrantes que nos inspiravam a todo o momento. Após participar do programa, me senti muito mais confiante para tocar meu projeto. Com o suporte do Ocean, pudemos transformar esse sonho em realidade, lançando o Heroes, um web app que conecta doadores a hemocentros de todo o Brasil, conseguindo uma ótima visibilidade dos públicos envolvidos.”

Na opinião de Nichollas Marshell, da AppMoove – PareAzul (Intensivo #3), “durante o programa de aceleração do Ocean, minha empresa iniciou o desenvolvimento do Pare Azul. Foi uma oportunidade de criar um produto e validá-lo antes de ser lançado ao mercado, já que estava perto dos melhores profissionais e obtive seus direcionamentos. O produto tem foco em melhorar a gestão de trânsito, vendendo Zona Azul pelo smartphone e oferecendo um sistema de banco de dados para a prefeitura controlar o fluxo do uso. Depois desses meses de aceleração, decidi empreender integralmente. Foi uma decisão difícil, porém muito gratificante. Já estou com a empresa há oito meses.”

De acordo com Tandara Costa e Flávio Moreira, da Educity (Intensivo #4), “considerando o cenário de desenvolvimento de startups no Brasil, o programa de aceleração da Samsung funciona como um diamante. É fundamental para alguém que está começando seu próprio empreendimento, pois oferece uma divisão estruturada para o desenvolvimento do negócio. Os mentores também contribuíram para que fosse possível conhecermos o máximo de pessoas no circuito em que estávamos interessados, inclusive nosso primeiro cliente. Sem passar por este processo, a empresa não estaria na maturidade que está hoje. Tínhamos metas para alcançar durante a semana e nos reuníamos todos os dias. Com espaço para trabalhar e salas de reuniões à nossa disposição, ficamos à vontade para liberar nossa criatividade, fazer encontros com públicos projetados para o negócio e ganhar reconhecimento deles.”

Segundo Everton Cherman, da Onion Menu (Intensivo #4), “para minha equipe, o Ocean foi uma segunda casa, talvez até a primeira durante o período do programa. Passamos mais tempo lá do que em nossas próprias instalações, em São Carlos (SP). O contato com diferentes startups, profissionais da Samsung e outros empreendedores que o Ocean trazia para nosso convívio também colaborou para tornar a experiência bastante proveitosa. Não posso deixar de citar o selo Samsung Ocean, que carregamos conosco e faz grande diferença na hora de nos apresentarmos para clientes e parceiros. O apoio fornecido até hoje pela Samsung tem aberto portas importantes para o nosso projeto.”

Fonte:ipnews