Vodafone e Huawei testam novas tecnologias 4.5G em preparação para a 5G

13/08/2016 17:46

Testes envolvem versões 4×4 do MIMO para oferecer serviços de dados móveis com velocidades muito maiores e com maior precisão.

5GA Vodafone UK e a Huawei estão conduzindo testes técnicos de uma nova tecnologia móvel, a 4.5G (TDD+) com LTE TDD, com o intuito de aumentar significativamente a capacidade e a eficiência da sua rede 4G em áreas urbanas, além de criar a base para o lançamento da 5G até 2020.

As novas técnicas 4*4 MIMO transmitem e recebem em oito vias (8T8R) e, juntamente com o multi-user beam-forming, estão sendo testadas em Manchester. Elas suportarão o rápido crescimento esperado de aplicativos de vídeo e realidade virtual com a chegada da próxima geração de smartphones.

Ao contrário dos métodos tradicionais de transmissão de sinais móveis entre estações base e móveis, o beam forming e a diversidade da recepção de quatro vias melhoram significativamente o desempenho em áreas densamente construídas, ao combinar os sinais de múltiplos ângulos com os de antenas em locais compartilhados a fim de reduzir a interferência e melhorar a taxa de transferência.

Os testes envolvem versões 4×4 do MIMO para oferecer serviços de dados móveis com velocidades muito maiores e com maior precisão. O 8T8R beamforming concentra a energia específica do usuário e transmite simultaneamente diversas mensagens em um único canal de comunicação, compartilhando os recursos entre diferentes usuários, aumentando assim a média, bem como o desempenho.

Ao combinar o MIMO com o beam-forming, a Vodafone é mais capaz de focar os sinais móveis do cliente em direções específicas para garantir a melhor experiência de usuário e minimizar a interferência durante horários de pico em áreas densamente povoadas. Como resultado, um maior sinal chega a mais assinantes, particularmente na borda da cobertura da estação base, a fim de fornecer velocidades médias maiores em toda a rede.

Receita da Huawei aumenta 41% no 1º trimestre

“Estamos trabalhando duro com os nossos parceiros de equipamentos de transmissão via rádio para redes a fim de garantir que a nossa rede esteja pronta para o futuro, com a chegada esperada da 5G em quatro ou cinco anos, ao mesmo tempo em que continuamos melhorando o nosso desempenho 4G para os consumidores de todo o Reino Unido”, disse o chefe do departamento de tecnologia da Vodafone UK, Jorge Fernandes.

O presidente LTE TDD da Huawei, Veni Shone, disse: “Esta inovação conjunta com a Vodafone provou que a 4.5G (TDD+) é uma boa solução para liberar o potencial do espectro TDD e ajudará a Vodafone a construir a mais avançada rede LTE. Estamos muito orgulhosos dessa colaboração e dedicados a fornecer as melhores soluções para nossos clientes. A recém implantada rede LTE TDD atende imediatamente os smartphones comerciais com capacidade LTE TDD e transporta com sucesso o tráfego ao vivo da rede. Este teste prova que a LTE TDD com as mais recentes tecnologias pode ser convergida naturalmente com a LTE FDD e melhorar a experiência geral de todos os usuários da nossa rede”.

 

Fonte:ipnews