Volvo e Uber firmam aliança para desenvolver carros autônomos

19/08/2016 12:55

Investimento do negócio será compartilhado igualmente por ambas as empresas.

Volvo e Uber carroA Volvo anunciou nesta quinta-feira uma parceria de 300 milhões de dólares com a Uber para o desenvolvimento de carros autônomos.  A aliança permitirá que a montadora sueca controlada pela chinesa Geely e a Uber compartilhem recursos para o desenvolvimento de capacidades de direção autônoma do modelo utilitário esportivo XC90. O investimento será compartilhado igualmente por ambas as empresas.

As companhias de transporte urbano por aplicativos têm formado parcerias com grandes montadoras de veículos para acelerarem esforços para o lançamento de carros que não precisam de motoristas.

Companhias como Uber vão conseguir grandes economias com o item de maior custo, seus próprios motoristas, se conseguirem incorporar os veículos autônomos em suas frotas.

A Toyota já anunciou que está investindo na Uber e a rival Volkswagen está apoiando a Gett, uma empresa de transporte via aplicativo. Enquanto isso, a GM comprou uma participação na Lyft, rival da Uber.

Na aliança com a Volvo, a Uber vai comprar veículos da marca e instalar seu próprio sistema de direção sem motorista. Enquanto isso, a Volvo vai usar o mesmo veículo para seu próprio projeto de direção autônoma, que é baseado em um plano que ainda prevê um motorista no veículo.

“A Volvo é uma líder no desenvolvimento de veículos e a melhor do ramo quando o assunto é segurança”, disse Travis Kalanick, presidente-executivo da Uber.

 

 

Fonte:ipnews