A estranha história sobre o 'criador' da Bitcoin

07/03/2014 09:58


Pode ser que a caçada pelo inventor da Bitcoin, protagonizada pela repórter Leah McGrath Goodman, da revista Newsweek, tenha sido em vão. Ontem, o veículo publicou uma grande reportagem garantindo ter encontrado o pai da moeda virtual (veja aqui), mas o homem em questão, que não deu entrevista à Newsweek, desmentiu a história (saiba mais).

A publicação foi muito criticada por ter detalhado demais a vida de Dorian Prentice Satoshi Nakamoto, o suposto criador da Bitcoin. Inclusive com informações que revelaram o endereço de uma pessoa que, se for quem a Newsweek afirma ser, tem uma fortuna avaliada em US$ 400 milhões.

Foi assim que o restante da imprensa encontrou a casa de Nakamoto. Quando viu aquilo, ele decidiu conversar com a agência AP, a quem disse jamais ter ouvido falar da moeda até ser questionado por Leah McGrath há três semanas.

Na única fala de Nakamoto publicada pela Newsweek, ele dizia que já não tinha mais ligação com a Bitcoin, mas sem citar a moeda; a matéria cria um contexto que leva a entender que ele falava da Bitcoin. À AP, o sujeito disse que houve má interpretação da repórter, pois ele respondia sobre engenharia. "Estou dizendo que não sou mais um engenheiro. É isso", informou.

A confusão teria se formado pela coincidência de nome, porque "Satoshi Nakamoto" está vinculado aos primórdios da Bitcoin, mas até hoje não se sabe se trata-se efetivamente de uma pessoa, um código, um pseudônimo, um grupo... A reportagem da Newsweek fez o perfil todo baseado em suposições e coincidências, sem uma prova concreta de que a pessoa retratada é realmente o pai da moeda. E Dorian Nakamoto podia mesmo ter ficado com medo de falar com a revista, a ponto de ter chamado a polícia, porque ele trabalhou em projetos governamentais secretos.

A questão ficou ainda mais nebulosa depois que, em um post do Satoshi Nakamoto que de fato está ligado ao nascimento da Bitcoin na rede social P2P Foundation, o próprio comentou com uma negação: "Eu não sou Dorian Nakamoto."

Essa postagem foi criada em fevereiro de 2009 por Nakamoto para anunciar o lançamento da moeda. O pessoal do TechCrunch consultou o criador da P2P Foundation e ele confirmou que o e-mail usado agora para negar tudo foi o mesmo usado cinco anos atrás na criação do post.

 

Fonte:olhardigital


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!