13 falhas são encontradas em processadores da AMD

14/03/2018 11:32

Vulnerabilidades permitem acesso às informações de senhas dos usuários e envolvem inclusive o hardware dos produtos.

O CTS Labs, empresa de pesquisa em cibersegurança de Israel, encontrou 13 vulnerabilidades nos processadores AMDda família Ryzen e EPYC. As falhas, divulgadas ontem (13/3), são críticas e permitem o acesso a dados confidenciais de computadores e servidores a cibercriminosos.

AMD apresenta novos processadores para desktops corporativos

Informações como senhas e chaves de criptografia estão vulneráveis, afirmam os especialistas do CTS Labs. As brechas também permitem que malwares sejam instalados e executados nos computadores dos usuários.

De acordo com os pesquisadores, todas os processadores das famílias listadas estão suscetíveis a falhas, que não foram detalhadas tecnicamente para que hackers não aproveitem para realizar ataques.

Há quatro vulnerabilidades mais críticas, três relacionadas ao firmware dos processadores e uma ao hardware, chamada de “Chimera”. Enquanto as primeiras podem ser corrigidas em alguns meses de pesquisas e testes, os pesquisadores dizem que o Chimera requer um procedimento mais complicado.

O relatório completo foi enviado à AMD, que destacou a prioridade que a empresa dá à segurança, em comunicado enviado ao site CNET. “Estamos investigando este relatório, que acabamos de receber, para entender a metodologia e o mérito das descobertas.”

Vulnerabilidade da Intel

Em janeiro, também foram descobertas falhas semelhantes nos processadores Intel. O erro, neste caso, era localizado no kernel do chip e permitia o acesso a dados como senhas. À época, a Intel reconheceu a vulnerabilidade, mas negou que era a única fornecedora a apresentá-la. Em resposta, a AMD disse que seus produtos não contavam com a mesma falha.

 

Fonte:ipnews